‘Dia do acolhido’ ajudará menores abrigados e mulheres vitimadas pela violência

Evento oferecerá serviços médicos, de beleza, dinâmicas de grupo, recreação e donativos; ação acontecerá em 102 cidades.

Imagem de capa - ‘Dia do acolhido’ ajudará menores abrigados e mulheres vitimadas pela violência

Neste domingo (31), a partir das 15h, o programa social Universal Socioeducativo (USE) promoverá o “Dia do acolhido”. Trata-se de uma ação nacional que levará conforto e apoio emocional a residentes em 103 abrigos para crianças e adolescentes e em Centros Especializados de Atendimento à Mulher, chegando a 102 municípios brasileiros. A estimativa dos organizadores é beneficiar cerca de 6 mil pessoas.

São jovens como a aprendiz Maria Fernanda Santos Ferreira, de 18 anos, que foi resgatada graças às ações do USE.

“Não tive base familiar. Sempre foi eu por mim mesma e a maioria dos exemplos da minha família eram errados e ruins. Eu sempre fui rejeitada, me envolvi com muitas coisas erradas: já roubei, me prostituía, tinha depressão, ansiedade, tentava me suicidar, usava drogas”, lembra. “O [Universal] Socioeducativo me mostrara que eu ainda tinha chance de uma vida com dignidade. Larguei tudo de errado para seguir adiante”. Atualmente, Maria Fernanda é voluntária do USE, e ajuda outros jovens a encontrar um novo caminho.

O principal objetivo “Dia do acolhido” é amparar os menores abrigados e mulheres protegidas em centros de acolhimento, oferecendo serviços médicos, de beleza, atendimento jurídico, dinâmicas de grupo, recreação, doces, lanches, artigos de higiene, dentre ouros donativos.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil possui cerca de 31 mil crianças acolhidas em unidades de proteção, como abrigos.

Amor ao próximo

Ulisses Gomes, responsável pelo programa social no Brasil, explica que o evento mostrará que o papel do amor ao próximo é fundamental. “Esses jovens e essas mulheres não estão sozinhos. Há um recomeço, mesmo que o mundo os tenha abandonado. Quando acreditamos no próximo, cria-se a oportunidade. O ‘Dia do acolhido’ trará a eles essa oportunidade.”

Todas os protocolos sanitários serão respeitados durante a ação. Aproximadamente 3,4 mil voluntários participarão da iniciativa, que acontecerá em 22 estados e no Distrito Federal.

O USE foi criado pela Igreja Universal do Reino de Deus em 1988, para auxiliar na ressocialização de jovens que foram apreendidos pela prática de crimes. Os trabalhos incluem apoio social e psicológico, cursos, palestras, entretenimento cultural e esportivo. Além disso, o programa oferece suporte jurídico, orientação e almoço aos familiares desses adolescentes. O programa social também mantém o Movimento Sócio Abrigo, que ajuda na inclusão social de crianças e adolescentes em situação de acolhimento.

Em 2020, foram cerca de 364 mil beneficiários pelas iniciativas do USE.

 

 

imagem do author
Colaborador

UNIcom