Razões para continuar lutando, mesmo desanimado
Há muitas razões para desanimar. Quando olhamos ao redor vemos fracasso, dificuldades, montanhas enormes que temos que escalar, além de pessoas que deveriam dar bons exemplos e não dão. Em meio a tudo isso, porém, temos que achar razões para nos animarmos e seguirmos a despeito de tudo o que venha contra nós. E, se você procurar, vai encontrar razões para se animar. Em vez de você olhar para os seus fracassos e os de outras pessoas, conte os sucessos que já obteve em sua vida, porque eles existem. O problema é que todos tendem a prestar mais atenção nos fracassos do que nos sucessos, mas isso não quer dizer que eles não existam. Basta você olhar para trás e contar quantas bênçãos já obteve, tudo o que já superou e as coisas que Deus livrou você de passar. Esses sucessos vão continuar encorajando você para os próximos que virão.
Além disso, faça das dificuldades os seus desafios e não uma montanha inatingível. Creia que você pode superá-los e que Deus é maior do que o seu problema. Olhe para os bons exemplos ao seu redor, como as pessoas que superam as adversidades e que não se curvam às propostas do mal. Elas são inspirações e você pode ser como elas. E, acima de tudo, olhe para Jesus, pois o exemplo dEle foi perfeito: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” (1 Coríntios 11.1).
É importante também que você não fique se comparando com os outros ou julgando a vida deles pelo que mostram exteriormente. Não olhe para as redes sociais, a ostentação, o luxo, as viagens que uma pessoa faz, pois só o fato dela mostrar isso para que todo mundo veja indica que ela está precisando da admiração dos outros e, quando você observar atentamente, tudo aquilo que ela ostentou terá acabado.
Entenda que existe um período entre o plantio e a colheita e que a pessoa que planta o mal pode, por um tempo, colher coisas boas, mas depois colherá o mal, como está escrito: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba, pois, o que o homem semear, isso também colherá.” (Gálatas 6.7). Portanto olhe para o que você está plantando: se você está olhando para si, então o tempo será seu aliado.