Meu casamento virá de Deus ou devo buscar alguém?
Durante o programa Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso responderam à dúvida da aluna Sueli. Ela perguntou se o casamento vem de Deus, se a pessoa é enviada por Ele ou se cada um de nós tem que pesquisar se o companheiro é bom e, assim, decidir se deve se casar ou não com ele.
SUELI – O casamento vem de Deus ou nós o procuramos? A pessoa escolhida é enviada por Deus ou preciso me esforçar e procurar alguém? Devo buscar uma boa pessoa e decidir se me caso com ela?
RENATO – Excelente pergunta, Sueli. Nós vamos desbancar esse mito.
CRISTIANE – A pergunta significa que você não sabe se o casamento vai dar certo de qualquer maneira, pois foi uma criação de Deus, ou se você tem que fazer o seu trabalho.
RENATO – Você quer saber se é Deus quem escolhe a pessoa para você, se é Ele quem a revela ou se é seu trabalho buscar e escolher alguém. Hoje em dia existe uma crença, dentro e fora das igrejas, que a pessoa certa virá na hora que tiver que aparecer ou quando Deus julgar que seja bom.
CRISTIANE – As pessoas que são de fora da Igreja não usam a palavra Deus e não atribuem a responsabilidade a Ele, mas ao destino, ou seja, na hora que o destino quiser, ele supostamente mostrará a pessoa com a qual elas se casarão.
RENATO – Já no meio evangélico existe a prática da profecia. Assim, muitas pessoas estão casadas porque, em uma determinada igreja, um profeta ou uma profetisa disse: “Deus está falando que você tem que se casar com seu par”. Mesmo sem gostar e apesar de a inteligência mostrar o contrário, a pessoa se casou por obediência àquela profecia. Muitas dessas pessoas estão comendo a migalha do pão que o diabo amassou e pensam que Deus se envolve no casamento delas, mas não é assim. Na Bíblia, você vê que Deus não era responsável pela escolha do marido ou da esposa das pessoas. A primeira e a última vez que Deus fez isso foi no Jardim do Éden, com Adão e Eva.
CRISTIANE – Se as pessoas conhecessem a Deus não fariam esse tipo de pergunta. Você que conhece a Palavra de Deus entende que nós precisamos tomar decisões em nossas vidas e que cada uma delas trará consequências. Deus nos deu inteligência para pensar. Essa crença em destino e profecia mostra que as pessoas que não conhecem a Palavra de Deus ou que não conhecem a Deus de verdade a aceitam. Isso é muito perigoso, pois, se você não conhece a Deus, qualquer pessoa pode enganar você. Por isso, o melhor para você não errar, Sueli, é ler a Bíblia e conhecer a Deus por si mesma. O que vemos na Palavra de Deus é que cada pessoa toma as próprias decisões e que todas elas têm consequências. Assim, o que você tem que fazer para se casar? Você tem que pensar para tomar as decisões de sua vida. Se o amor não é inteligente, você vai sofrer e tomar decisões erradas.
RENATO – Respondendo à sua pergunta: nós que escolhemos alguém e não Deus. Você pode orar a Deus e pedir que Ele a ajude, mas, no final, você que vai escolher.