A cada cinco jovens, um se sentiu deprimido durante a pandemia

Estudo realizado em 21 países mostrou dados em relação aos problemas de saúde mental

Um a cada cinco jovens, de 15 a 24 anos, se sentiu deprimido durante a pandemia de COVID-19. Essa conclusão faz parte de um estudo realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Gallup, empresa de pesquisa de opinião, divulgado na última segunda-feira (4). E, mostra como o isolamento social impactou a saúde mental de crianças e adolescentes pelo mundo.

Este cenário de pandemia também atingiu as crianças. O levantamento mostrou que ao menos uma em cada sete foi afetada diretamente pelos lockdowns e pelas medidas de restrição que as tiraram do convívio social. Sendo que mais de 1,6 bilhão sofreram ainda alguma perda relacionada à educação.

O estudo foi realizado em 21 países. No Brasil, por exemplo, a estimativa é que 22% dos jovens se sentem deprimidos ou com pouco interesse em fazer alguma coisa. Segundo a diretora-executiva do Unicef, Henrietta Fore, os dados revelam apenas uma parte de um problema maior e duradouro, que antecede a pandemia, que são os problemas de saúde mental não resolvidos e os resultados da vida futura.

A preocupação é notória. Tanto que, a saber, a própria instituição propõe aos governos do mundo todo que se comprometam a proporcionar saúde mental a crianças e adolescentes. Assim, promovendo o investimento urgente, educação e proteção social. No Brasil, o Unicef lançou o canal virtual “Pode Falar” (podefalar.org.br), que atende jovens, de 13 a 24 anos, com assistência sobre saúde mental e bem-estar, de forma anônima.

A fé é fundamental para vencer adversidades

Em cenários tal qual o que estamos vivendo, a fé é extremamente positiva e fundamental para vencer adversidades. Sejam estas materiais, físicas, emocionais ou espirituais.

Questões como o isolamento social, por exemplo, podem desencadear a piora da saúde mental de um indivíduo. Entretanto, aflições como ansiedade, tristeza, angústia, depressão e outros males emocionais, embora reflitam no corpo físico, têm origem na alma da pessoa.

Portanto, para combater esse mal, especialmente neste momento, é preciso confiar na Palavra de Deus. Em toda a Universal, às sextas-feiras, se realiza um encontro de fé para quem tem sofrido com sentimentos de depressão, medo e opressão. Se você ou um familiar estão passando por problemas semelhantes a esses, participe desta reunião.

Em São Paulo, no  Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, no bairro do Brás, as reuniões da “Sessão do Descarrego” acontecem às 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h. Além disso, se preferir, clique aqui e encontre o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Istock