thumb do blog Núbia Siqueira
thumb do blog Núbia Siqueira

Críticas para construir ou desconstruir?

Leia e medite na mensagem de hoje

Imagem de capa - Críticas para construir ou desconstruir?

Dizem que as críticas podem construir, mas é difícil acreditar nisso! Na prática, diariamente, encontramos mais gente ferida por elas do que propriamente erguidas e exitosas por terem sido chacoalhadas por essas palavras dolorosas.

Vale dizer que, ser repreendido por alguém que deseja o nosso bem e quer somar na nossa vida, é um favor e não um problema.

Logo, crítica e correção precisam ser vistas de forma diferente.

Mas, por que o espírito crítico machuca tanto?

Penso que, ninguém gosta de ouvir que está errado. Há uma tendência no ser humano ao orgulho, e este mal o inclina a se ver sempre certo, fiel, boa pessoa…

Amamos mesmo elogios e feedback positivo, de preferência aqueles que falam que arrebentamos, não é mesmo?

Mas, o problema da crítica é que, normalmente, quem a faz, não sabe bem escolher o momento e a forma de dizer.

Simplesmente, põe-se a falar do que o outro é, ou, o que fez, carregando no seu discurso, pessoalidade demais. Ou seja, por não estar isento de vivência ou sentimentos, as palavras podem destilar veneno e matar ao invés de ajudar.

Há também quem critique apenas porque tem despeito e desejava os “louros” daquilo que foi feito, mas não tem a coragem de percorrer o árduo caminho que o criticado percorreu. Puro interesse enrustido.

Digo que o feito é melhor que o mil vezes idealizado, mas não feito. Ir à luta e se arriscar é difícil, por isso, muitos preferem deitar na rede e se especializar em apontar falhas.

Agora, algumas outras críticas são misteriosas. Nunca saberemos o seu real motivo. Não vale a pena exumar esses cadáveres. A única postura que temos que ter mesmo, é seguir o nosso caminho, apesar delas. Só sei que Deus não desperdiça nada. Quando O deixamos trabalhar, Ele toma todas as situações injustas e palavras duras para nos favorecer com as Suas virtudes mais excelentes.

Então, a todos: coragem para enfrentar os críticos de plantão!

imagem do author
Colaborador

Núbia Siqueira / Foto: Istock