Como saber se uma criança está com depressão
Transtorno está cada vez mais comum na pandemia. Saiba como identificar e vencer o problema
Aos poucos, a depressão em adultos está deixando de ser um tabu e é tratada como um caso de saúde pública. O que parece estar mudando é a incidência deste problema em crianças. A causa nunca é única e pode ser a separação dos pais, bullying na escola, abuso na infância.
Também não é tarefa fácil perceber os sintomas, já que as crianças têm mais dificuldade de identificar e expressar sentimentos. Nos pequenos, os sinais mais comuns de que há algo errado são dores no corpo, xixi na cama com frequência, irritabilidade, perda do prazer em brincar, isolamento social, variações de peso, dificuldades de concentração, cansaço e medo excessivos.
Infelizmente, a pandemia do novo coronavírus só fez aumentar o número de casos. Pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, avaliaram dados de 29 estudos com crianças e adolescentes em diversos países e concluíram que um em cada quatro sofre de depressão, enquanto um em cada cinco está lutando contra a ansiedade.
Os dados indicam que os sintomas relacionados às doenças dobraram entre indivíduos desses grupos em comparação com tempos pré-pandemia.
“Estar socialmente isolado, mantido longe dos amigos, da rotina escolar e das interações sociais está se provando muito difícil para as crianças”, disse Sheri Madigan, psicóloga-clínica da universidade e coautora do trabalho, em um texto publicado no site da instituição.
Raiz e remédio espiritual
A Universal enxerga a importância de lutar contra a depressão e nestas décadas de história reúne centenas de milhares de casos de pessoas curadas desta doença da alma por meio da fé. Verônica foi uma das que enfrentou o problema após um abuso na infância.
“Cresci com complexos, conflitos, nunca tive um bom relacionamento com meus pais. Além disso, guardava todas as tristezas dentro de mim”, lembra Verônica. A depressão foi diagnosticada na adolescência, o que a deixou cada vez mais perdida.
Veja como ela foi completamente curada:
Participe da reunião do descarrego, que acontece todas as sextas-feiras, no Templo de Salomão. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h e 20h. Além disso, você também pode ir à Universal mais próxima da sua casa. Encontre o endereço aqui.