5 hábitos que ajudam a manter um casamento blindado
Os professores da Escola do Amor ensinam um dos segredos para uma união feliz e duradoura
No programa “The Love School – A Escola do Amor”, exibido no último sábado (03), os professores Renato e Cristiane Cardoso compartilharam com os alunos 5 dos 32 hábitos que adotaram ao longo de 30 anos de casados, que os ajudam a manter o relacionamento feliz e duradouro.
Veja quais são e comece a praticá-los também:
1 – Sabemos tudo o que está acontecendo na vida um do outro
Esse hábito é muito importante, porque envolve transparência, comunicação, não deixar brechas para dúvidas ou mal-entendidos. Muitos casais não preenchem os buracos das informações da vida um do outro e quando percebem já estão vivendo vidas separadas debaixo do mesmo teto.
“Não é questão de vigilância, de ficar investigando a vida do outro, é questão de participação, de inclusão”, explica Renato.
2 – Sempre vamos para a cama juntos
Embora para alguns casais isso não seja praticável, por conta do trabalho e da rotina de ambos que é bem diferenciada, para muitos é perfeitamente possível, mas, por não se darem conta da importância disso, acabam não praticando, o que é muito ruim para o casamento. Pois, segundo Renato, a falta dessa sincronia pode acarretar muitos problemas, como comprometer a intimidade do casal e gerar insegurança e desconfiança.
3 – Aceitamos os defeitos perpétuos um do outro sem fazer críticas
Obviamente, não se trata de aceitar comportamentos nocivos ao relacionamento, como mentira, traição, agressão e coisas dessa natureza. Mas relevar pequenos defeitos, aquelas pequenas atitudes que irritam, mas que podem ser facilmente administradas, e que muitos casais fazem disso uma tempestade. Como, por exemplo, o cônjuge que critica o gosto musical, a comida, o jeito de se vestir e até a personalidade do parceiro. Ou seja, coisas que não vão mudar nunca.
4 – Repreendemos um ao outro quando necessário
Renato ensina que o casal precisa agir como uma espécie de cuidador um do outro. Se um está indo por um caminho que vai prejudicar a si mesmo ou ambos, se o outro está percebendo que não deve ficar omisso, tem, sim, que apontar o erro e exigir a correção. Um casal inteligente vai aproveitar o ponto de vista do cônjuge para absorver aquela correção e melhorar.
5- Procuramos sempre manter o bom humor e rir juntos
O bom humor é essencial para qualquer relacionamento. A vida já é sisuda o bastante, então não há necessidade de o casal também ficar sisudo um com o outro.
“O bom humor tem muito a ver com a nossa vida espiritual também. Às vezes você quer ter esse bom humor, mas não consegue porque você tem questões interiores, traumas, que somente um tratamento espiritual poderá lhe ajudar”, destaca Cristiane.
Esse tratamento você recebe na Terapia do Amor, que acontece às quintas-feiras, às 10h, 15h e 20h, no Templo de Salomão. Para saber o horário e endereço em outras localidades, clique aqui.
Assista ao vídeo: