O que é IMEI?

Todos os aparelhos celulares têm um número de identificação. Descubra qual é a função dele

Imagem de capa - O que é IMEI?

Você sabia que o seu celular tem um número de identificação? Cada aparelho possui uma numeração global e única, nomeada de Imei, que significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel. O método foi criado para monitorar e proteger as informações contidas nos celulares. No mês de junho passado, o Brasil bateu a marca de mais de 240 milhões de linhas móveis ativas, de acordo com a Anatel.

O Imei é cadastrado em um banco de dados chamado EIR (Registro de Identidade de Equipamento) e, dessa forma, os consumidores podem conferir as informações que constam em relação ao aparelho que pretendem comprar.

Como descobrir?

O Imei do celular está notificado na caixa do aparelho, em um adesivo atrás da bateria. Você também pode digitar *#06# no próprio celular e apertar a tecla para ligar. O número aparecerá na tela. Trata-se de uma sequência de quatro grupos de números. Aparelhos que possuem mais de um simcard devem mostrar na tela mais de um Imei.

A Anatel alerta que, ao verificar o número e observar que estão distintos nas formas disponíveis, é provável que o aparelho esteja irregular. Situações assim ocorrem por causa da ação de falsificadores de celulares, que podem ter clonado ou criado um Imei falso. Você pode consultar a situação do seu celular pelo site http://www.anatel.gov.br/celularlegal/.

Em caso de roubo

A numeração é utilizada para garantir que, em caso de roubo, o ladrão não use o celular, pois é possível bloquear o Imei e funções como ligações e conexão com a internet ficam indisponíveis. Anote e guarde o Imei do seu aparelho em um lugar seguro, para o caso de precisar do número.

Para conseguir bloquear o celular em caso de roubo/furto ou perda, a primeira atitude é ir a uma delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência (BO). Em seguida, entre em contato com a sua operadora e solicite o bloqueio do Imei e do chip. Em alguns casos é necessário enviar a cópia do BO para concluir a solicitação. É recomendável que na hora de efetuar a compra de um novo aparelho você escolha fornecedores confiáveis e sempre solicite a nota fiscal.

imagem do author
Colaborador

Por Lorrainne Silva / Foto: Fotolia