Presos fisicamente, mas livres na alma
Dezenas de presos optaram por uma nova vida. Veja como foi
Recentemente, importantes cerimônias de batismos nas águas foram realizadas em três presídios distintos: a primeira, em Cabo Verde (continente africano), aconteceu na Cadeia Central da capital, Praia, onde 19 presos se batizaram, sendo 4 mulheres e 15 homens. De acordo com o pastor Leandro Pinheiro, que ajuda o responsável pelo grupo Universal nos Presídios no país, pastor Nilton Jorge, o presídio de Praia é o maior que existe e abriga hoje mais de 900 detentos.
O trabalho do grupo está presente nas três unidades prisionais do país: em Praia, nas Ilhas do Sal e São Vicente, bem como nas cadeias regionais das demais ilhas do arquipélago cabo-verdiano. Ao todo, são atendidos semanalmente nestas unidades mais de 400 presos. Mas não são apenas eles os beneficiados com o auxílio direto do grupo. Os familiares, também, são acolhidos nas portas dos cárceres com palavras de conforto e ânimo, bem como com ajuda material e social.
Argentina e Equador
Já o grupo de evangelismo nos cárceres da Argentina, chamado Universal Evangelización Carcelaria (UEC), realizou o primeiro batismo nas águas de 35 detentos da penitenciária mista de segurança máxima – Unidade 40, Lomas De Zamora -, em Buenos Aires, capital do país. Além da cerimônia, foram distribuídos para os internos 100 kits de higiene, contendo pasta de dente, sabonete, toalha e escova de dente.
De acordo com o pastor responsável pelo trabalho nos presídios no país, Gonzalo Ayala, esse batismo nas águas é uma grande conquista para o Reino de Deus, pois, “o trabalho da UNP começou há apenas três meses nesta unidade, onde estão detidas 147 mulheres e 420 homens.”
“A decisão de nascer para uma nova vida, perdoar-se dos erros do passado foi tomada pelos 35 detentos após os cultos da Universal. Eles decidiram fazer uma aliança com Deus”, destaca o pastor.
No Equador, a cerimônia aconteceu no Centro de Privación de Libertad Zonal 8, ao norte da estrada perimetral de Guayaquil, onde 33 mulheres foram batizadas nas águas. A reunião especial contou com a presença do bispo Ronaldo Santos (à direita na foto acima, batizando), atual responsável pela Universal no País. O local possui hoje mais de 870 mulheres reclusas e outros 8.200 homens, separados por alas.
O atual coordenador do trabalho de evangelismo nos presídios de todo o país é o pastor Gustavo Vaca, também presente no dia.
Universal nos Presídios
Criado há mais de 30 anos, no Brasil, com o objetivo de ressocializar os detentos, o grupo Universal nos Presídios (UNP) atua hoje em todos os estados brasileiros e já está em diversos países. Quer saber mais sobre as ações do grupo acessando o perfil oficial do coordenador geral, bispo Eduardo Guilherme. Para outras informações e como se tornar um voluntário, procure a Universal mais perto de sua casa, clicando aqui.
(*) Com informações do grupo Universal nos Presídios