26 de junho: Dia Internacional de Combate às Drogas

Objetivo principal é conscientizar sobre os problemas desencadeados pelo consumo

Imagem de capa - 26 de junho: Dia Internacional de Combate às Drogas

No dia 26 de junho, anualmente, se celebra o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Também conhecida como o Dia Internacional de Combate às Drogas, a data foi instituída em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo principal desta data é conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pelo uso de drogas, não somente aos indivíduos que a consomem, mas para toda a sociedade e seus impactos sobre saúde, administração pública e segurança.

O consumo em números:

  • O Relatório Mundial sobre Drogas de 2022, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), apontou que cerca de 284 milhões de pessoas, entre 15 e 64 anos, usaram drogas em 2020. Isso representa 26% a mais do que dez anos antes.
  • No Brasil, por exemplo, de acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), apenas em 2021, registrou 400,3 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao consumo de drogas e álcool.

Vale destacar sobre o tema:

  • Todo tipo de droga é perigoso e tem capacidade para causar dependência. O vício além de destruir a saúde física e mental do indivíduo, causa prejuízos na vida pessoal e profissional. Semelhantemente, mexe com o equilíbrio emocional de toda a família.
  • Além disso, a dependência se torna uma ameaça para casos de violência interpessoal, bem como uma ponte para a criminalidade. Muitos passam a cometer delitos e traficar drogas para poder sustentar o próprio vício.

Assim como aconteceu com André. Viciado em cigarro, bebida, maconha e cocaína, ele entrou na criminalidade em troca de um pino de cocaína. Até o dia em que aceitou o convite de sua mãe e decidiu tomar uma atitude que transformaria totalmente a sua vida.

Participe da Cura dos Vícios:

Independentemente do motivo que leva uma pessoa à dependência, o mais importante é saber que o vício também é um problema espiritual e tem cura.

Se você quer se livrar deste mal que o aflige e obter ajuda nesse processo de mudança, participe do Tratamento Para a Cura dos Vícios. Reunião dedicada especialmente a quem busca a libertação da dependência, seja ela qual for.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock