A razão por trás da derrota de muitos homens

Talvez, você esteja nesta situação. Saiba o que fazer

Imagem de capa - A razão por trás da derrota de muitos homens

Nos tempos bíblicos, após o povo de Israel ter deixado de ser escravo no Egito e ter se dirigido para a Terra Prometida, Josué, que substituiu Moisés na liderança do grupo, teve de enfrentar uma sequência de cidades. A primeira delas foi Jericó, com as suas famosas muralhas intransponíveis (Josué 6). Por orientação Divina, Josué e o povo rodearam as muralhas, até que elas caíram e eles venceram.

Em seguida, veio a cidade de Ai, que era muito menor em relação à cidade de Jericó (portanto, hipoteticamente, seria uma vitória mais fácil). Porém, cerca de 36 homens de Josué morreram e ele ficou sem entender o que estava acontecendo.

Quando Josué questionou Deus sobre a situação em Ai, o Altíssimo explicou: “Israel pecou, e transgrediram a Minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram” (Josué 7:11). Deus estava Se referindo ao dinheiro e à capa que um soldado chamado Acã havia tomado para si em Jericó, contrariando a ordem do Altíssimo de não pegar despojos naquela cidade.

Então, Josué investigou entre o povo quem era o responsável por aquilo, até que chegou em Acã. Sem ter para onde correr, Acã explicou para Josué o que havia feito. Por fim, Acã e sua família foram apedrejados e queimados. “Olha o preço da desobediência. O pecado gera morte. E não só a morte do pecador (às vezes, gera a morte de outras pessoas). E Acã não teve temor com respeito a isso. Pelo pecado dele, 36 homens, que não tinham nada a ver com o erro dele, foram mortos”, explicou o Bispo Renato Cardoso, durante o “Encontrão dos Homens”, que ocorreu no Templo de Salomão, no dia 24 de junho, com transmissão ao vivo para todo o Brasil.

O que você precisa compreender:

Assim, conforme o Bispo Renato orientou, para começarmos a arrumar a nossa vida, precisamos assumir a nossa responsabilidade. “O seu problema não está na sua vida financeira, não está na sua mulher, no seu filho, na sua falta de estudo, no mercado, na dificuldade econômica que você enfrenta, nos seus funcionários, nos colegas ou nos seus pais. O seu problema está dentro de você. A ‘coisa condenada’ que está dentro de você. Há situações que te condenam, que te impedem de avançar. O que é uma ‘coisa condenada’ escondida? É qualquer pecado que você vive, que você pratica, tendo consciência de que aquilo é um pecado diante de Deus e você tenta esconder de todo mundo, mas não esconde de Deus, de si mesmo e do diabo”, alertou o Bispo Renato.

Além disso, o pecado gera dúvida, porque a pessoa sabe que está errada. Uma “coisa condenada” pode ser, por exemplo, um pensamento que se torna um problema espiritual dentro de você. A simples desobediência contra Deus, torna-se uma “coisa condenada”.

Só para ilustrar, naquele tempo era comum tomar despojos na guerra, mas Deus havia dito para eles não fazerem aquilo: “O normal era eles tomarem posse. E, às vezes, Deus dá uma regra para você, para você não fazer algo e isso vai lhe contrariar. É algo que todo mundo faz, mas Deus te falou: ‘você não vai fazer’. Onde está a sua obediência?”, complementou o Bispo Renato. Entretanto, se você é um homem de Deus, você, simplesmente, obedece à voz dEle. Deus não precisa Se explicar para nós, devemos obedecê-Lo ainda que não O entendamos. A fé funciona assim. Como o Bispo ensinou: “a fé não é você fazer as coisas do jeito que você quer, você moldar Deus do seu jeito”. A fé é obediência.

Desse modo, você não pode ser como Acã. Tenha paciência par ir construindo a sua vida aos poucos. “As coisas certas são mais difíceis, elas têm um caminho mais longo. Mas quando você as conquista, você as conquista com uma base sólida. Quando você conquista sob a justiça, você não teme a ninguém”, aconselhou o Bispo Renato. Se você estiver de mãos dadas com a “coisa condenada”, Deus não poderá lhe ajudar. Ele pede que nos santifiquemos.

Portanto, temos de nos separar do pecado. E Deus está lhe dando esta chance, neste exato momento. Se você percebe que há algo que lhe condena, limpe-se enquanto há tempo. Apresente-se para Deus e fale com Ele sobre o que está acontecendo em sua vida. Se você fizer isso com sinceridade, há chance para você.

Mais conteúdos:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Reprodução