COMO TER UMA FÉ FORTE EM DEUS
Ter uma fé forte em Deus está aliado a você obedecer e seguir o que Ele pede. Você tem feito isso?
Muitas pessoas têm um pobre entendimento sobre a fé. Elas pensam que a fé é religião, costumes que são observados cuidadosamente. E, então, pensam que toda essa aparência religiosa é fé. Mas, na verdade, nada poderia estar mais do longe da expectativa de Deus.
Quando o Senhor Jesus veio a este mundo, em carne e osso, Ele encontrou um dos povos mais religiosos do mundo. Os próprios judeus eram extremamente religiosos. Do lado exterior, mantendo costumes e, no interior, eram totalmente alheios a Deus.
Deus não procura teatro religioso, mas sinceridade. Jesus disse para a mulher samaritana: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem” (João 4:23). “Em espírito” significa com a inteligência, com a cabeça, associada à fé. “Em verdade” é sem hipocrisia, sem teatro.
Outros pensam que fé tem a ver com “emoções religiosas”. Estas pessoas costumam atribuir às emoções à fé, como, por exemplo, ouvir uma música gospel e aquilo tocar o coração. (Eu não estou dizendo que Deus não use a música, estou dizendo que há pessoas que usam as emoções causadas pela música como “fé” e não tem a ver uma coisa com a outra.)
Se a fé não é uma religiosidade ou uma boa emoção, o que ela é? Ela é a obediência à Palavra de Deus. Isto não tem sentimento, tradição, emoção. Isto é decisão. “Eu vou procurar saber o que Deus quer que eu faça e, sentindo vontade ou não, eu vou lá fazer”. Isto é fé.
É obedecer porque eu tenho a certeza de que a Palavra dEle não me faz mal. Ela sempre vai me fazer bem. Esta é a fé que Deus espera de nós: a total confiança na Sua Palavra.
Eu vou citar um exemplo que ilustra o conflito emocional com a fé racional que agrada a Deus. Em Marcos, capítulo 5, nós vemos a história de um homem que era muito religioso. Ele era um dos principais da Sinagoga. Ele se chamava Jairo. Ele se prostrou ao Senhor Jesus e Lhe rogou muito por causa da filha, que estava à morte. Então, aquele homem, que era religioso, na hora em que a filha estava enferma, a religião não serviu. O que ele fez? No desespero, ele pediu para que Jesus ajudasse sua filha.
Veja que na ignorância espiritual, Jairo já tinha um “procedimento” na mente: ele achava que Jesus teria de ir até a sua casa e pôr as mãos sobre a filha para que ela ficasse curada. E, às vezes, a gente também comete este erro de ter uma “receita” para o Senhor Jesus. “Este é o meu pedido. É isso o que eu quero que o Senhor faça. Deste jeito aqui”. Um pedido especifico, do jeito que a gente quer. Como se nós fôssemos Deus. Veja que Jesus não seguiu a receita de Jairo, apesar da urgência dele. Jesus ainda parou para socorrer outra mulher. E Jairo, ali, aflito. “Será que Ele não entendeu o quão urgente é a situação da minha filha?”
Então, chegaram alguns até Jairo e disseram que a filha dele estava morta. Mas Jesus disse: “Não temas, crê somente” (Marcos 5:36). “Não temas” é um sentimento. Ou seja: “não se entregue ao sentimento agora”. E seguiu para a casa de Jairo. Jesus não disse o que iria fazer. Só disse: “não se preocupe, apenas venha comigo”. E você pode imaginar as emoções de um pai que recebe a notícia de que a filha está morta. Você pode imaginar o estado emocional, o coração disparado daquele pai. Mas, apesar de sentir tudo aquilo, ele seguiu o Senhor Jesus.
Ou seja, era para Jairo dizer: “Jesus, demorou demais. É tarde demais. O Senhor não entendeu a urgência. O Senhor pode continuar atendendo as pessoas e eu vou para casa sepultar a minha filha”. Se Jairo tivesse se entregado às emoções, ele teria dado uma resposta desse tipo. Mas, em vez disso, ele conteve as emoções e seguiu o Senhor Jesus. E, na casa de Jairo, Jesus fez o milagre.
Fé não é sentimento, não é religiosidade. Fé é obediência. Jairo continuou crendo mesmo com tudo o que ele sentia, via e ouvia. E por continuar crendo, ele viu a filha ressuscitada. Fé é o que você faz com respeito à Palavra de Deus.
O que você tem feito com relação ao que Deus tem falado para você?
Confira a mensagem completa no vídeo acima e pense sobre isto.