OREI, MAS NÃO FUI ATENDIDO. O QUE ACONTECEU?
Quantas vezes você orou e deu instruções para Deus de como queria a sua bênção, mas preciso te dizer, Ele não trabalha dessa forma! Não é na nossa hora, tampouco do nosso jeito. Mas confie, o que Deus faz, no final, é sempre o melhor!
Alguém desabafou comigo e disse assim: “Olha, Bispo, eu orei, eu clamei, eu pedi muito a Deus uma coisa, mas eu não tive resposta. Aí, eu desanimei de orar, porque parece que Deus não está me ouvindo ou se Ele está me ouvindo, não quer me atender”.
Essa pessoa, que desabafou, com certeza, representa muita gente. Pessoas que oram e não recebem do jeito e na hora que querem. Fazem a leitura de que Deus não responde ou que Ele tem alguma coisa contra ela. Mas isso não é a verdade.
Quando nós oramos para Deus como o Senhor Jesus nos ensinou (no nome dEle e crendo), nós somos ouvidos. É promessa de Deus, ouvir. Agora, há diferença entre “ouvir” e “atender”. Há pedidos também que Deus não atende do jeito que a gente espera. Porque este é o grande problema do ser humano: nós temos a atitude errônea de definir para Deus como nós queremos ser atendidos. É como se déssemos uma ordem para Deus e se não vier daquele jeito, a gente acha que Deus falhou.
Na Bíblia, nós temos muitos exemplos de pessoas que pediram algo para Deus, mas não foram atendidas ou não do jeito que elas queriam. Porém, Deus sempre vai fazer a Sua santa, perfeita, boa e agradável vontade.
O que, de fato, acontece é que nem sempre temos a resposta que nós queremos, mas obtemos a resposta que precisamos. É a resposta que Deus definiu que é o melhor para nós naquele momento.
Davi ficou muito triste com o filho que ele perdeu, o filho de Bateseba. Os motivos que levaram o bebê à morte são desconhecidos. Pode ser que Deus estivesse livrando aquela criança de um mal no futuro. Mas Davi não deixou de acreditar em Deus por causa daquilo. Ele se levantou, foi até a Arca da Aliança, orou, adorou a Deus, voltou para o palácio, tomou um banho, pediu para colocar comida e vida que segue. Ele aceitou a resposta de Deus, mesmo que tenha sido contrária ao que ele pediu. E é este relacionamento que Deus quer que tenhamos com Ele. Às vezes, a resposta é “não” (e isto não deixa de ser uma resposta). Você consegue confiar na soberana vontade de Deus ou você vai fazer birra igual uma criança mimada? Se você fizer isso, você mostra que não tem entendimento de Quem é o seu Pai Celestial.
Então, a Palavra de Deus diz que nós não sabemos como pedir. Nós fazemos o nosso melhor. Cada um usa aquilo que tem. E Deus, na Sua misericórdia, considera até a nossa dificuldade de orar, os nossos tropeços, quando manifestamos a nossa fé.
O que Ele precisa de nós é confiança. Se nós permanecemos na vontade de Deus, no final, o que Ele vai fazer por nós, mesmo que seja diferente do que esperávamos, sempre vai ser melhor.
Assista ao vídeo acima e pense sobre esta mensagem.