ALISANDO O QUEIXO
Muitas vezes, caímos na armadilha do comodismo, esperando que as coisas melhorem por si só, sem tomar nenhuma atitude que inicie a mudança na nossa vida. Entenda, a verdadeira transformação começa quando nos libertamos da inércia e nos lançamos em ação
Um momento muito curioso na história de Jacó e de seus filhos, carregado de lições para nós até hoje, foi: “Vendo então Jacó que havia mantimento no Egito, disse a seus filhos: Por que estais olhando uns para os outros? Disse mais: Eis que tenho ouvido que há mantimentos no Egito; descei para lá, e comprai-nos dali, para que vivamos e não morramos” (Gênesis 42:1,2).
Havia uma fome naquela altura sobre a Terra. Acabando os alimentos, os 11 irmãos de José e filhos de Jacó estavam ali, com a mão no queixo, andando de um lado para o outro, vendo a comida acabar, os animais morrendo e nada de chuva.
José, tendo um sonho inspirado por Deus, tratou de guardar comida por 7 anos no Egito. E aquela notícia circulou. Mas os demais filhos de Jacó ficaram sem tomar atitude.
E é nesta situação em que muitos se encontram: a calamidade chegou, a situação piora a cada dia e a pessoa fica olhando (para o marido, a esposa, o filho, o cachorro, o espelho, o celular). Ela fica olhando sem tomar atitude. E a repreensão de Jacó para os filhos foi oportuna: “até quando vocês vão ficar parados?”
Então, a chamada de atenção de Jacó foi para despertá-los. E o que isso significado hoje? Você, que fica desejando uma vida diferente, comete o mesmo erro de não fazer nada diferente. Você precisa sair desta situação de sono espiritual, de inércia, e tomar uma atitude. Faça alguma coisa.
O que você pode fazer? Os filhos de Jacó podiam pegar os camelos e enfrentar a jornada difícil até o Egito. Eles iriam se arriscar, mas eles teriam uma chance de trazer comida e salvar todo o clã. Eles tinham que fazer alguma coisa. É claro que eles precisavam de coragem e fé para fazer aquilo. Mas algo tinha que ser feito.
Talvez, você diz: “eu quero uma vida melhor”. Mas você fica parado esperando que isso aconteça do nada? Arrisque-se, tome coragem, faça o que você tem que fazer. Se você vê que não há opção de deixar as coisas como elas seguem, então, qual é a alternativa? O que você pode fazer? O que Deus deu na sua mão para você fazer? Com quem você pode falar? Aonde você pode ir? Que atitude você deve tomar?
Levante-se e faça. Não fique passando vergonha pela sua inatividade, pela sua falta de atitude. Porque a omissão é pecado. Você poder e saber fazer alguma coisa e não fazer é pecado. O que você está fazendo olhando a vida passar? Olhando os outros na rua pela janela esperando um dia melhor sem que você faça algo hoje? Vamos despertar?
Quando os filhos de Jacó desceram ao Egito, ali, começou uma mudança em toda a história não só de Jacó, mas também na vida de José e os irmãos. Deus providenciou que José estivesse no Egito.
Você vê a história de José se fechando. Ele foi odiado pelos irmãos, foi preso injustamente, foi tratado como escravo. Tudo aquilo foi plano de Deus para que ele acabasse no lugar e na hora certa para salvar a sua família. Ou seja, às vezes, você não vai entender o que está acontecendo, mas quando passar o furacão, você entenderá. “Agora eu vejo o motivo de Deus ter permitido isso em minha vida”.
Vá em frente! Se você está agindo pela fé, não se preocupe com o furacão, com as coisas que estão acontecendo, daqui a pouco, tudo cai no seu devido lugar. Quando você está em obediência à Palavra de Deus, até o mal Ele transforma em bem.
Pense sobre esta mensagem disponível no vídeo acima.