Os danos causados pela falta de diálogo entre pai e filho

Em “Reis – A Consequência” isso é muito bem retratado no relacionamento entre Davi e Amnon

Imagem de capa - Os danos causados pela falta de diálogo entre pai e filho

A 8ª temporada de Reis – “A Consequência” que estreou na última segunda-feira (17), já  começa a mostrar as sequelas que o pecado de Davi deixou em seus filhos, especialmente, em Amnon.

Quadro Geral:

15 anos se passaram desde aquele fatídico dia em que enquanto Davi cometia adultério com Bateseba, seu filho Quileabe, morria afogado na fonte.

Corroído pela culpa, a partir daquele dia, Davi passou a evitar seus filhos, tornando aquele momento ainda mais difícil para todos eles, especialmente para Amnon, que também se sentia culpado pela morte do irmão, já que tinha sido ele que havia insistido com Quileabe para ir com ele na fonte.

Conversa tardia:

No entanto, o afastamento do pai só acentuou ainda mais a culpa que Amnon sentia, já que ele acreditava que o pai havia se afastado dele porque também o responsabilizava pela morte do irmão.

Os anos se passaram e Amnon além do trauma carregava muita mágoa e ressentimento do pai. Davi, sabendo disso chamou o filho para uma conversa que deveria ter acontecido há 15 anos.

O pedido de perdão:

Davi explica ao filho que o evitava no passado porque tinha muita vergonha do que fez. “Me perdoa, filho. Eu nunca quis te machucar. Eu te amo”, disse.

Confira a cena:

  

Muitos problemas poderiam ser evitados se os pais procurassem conversar mais com os filhos, saber o que eles pensam, seus medos, dúvidas e conflitos.

Se Davi tivesse dito tudo isso para Amnon naquela época, certamente, teria sido muito mais fácil para ele lidar e superar o trauma e teria evitado os problemas de relacionamento que tiveram durante todos esses anos.

O que analisar: 

Para entender essas situações que levam crianças a sofrerem traumas na infância, o programa Fala Que Eu Te Escuto ouviu especialistas, que responderam se, de acordo com a ciência, existe uma forma de superar os traumas ou não.

A edição do programa ainda exibiu reportagens de pessoas que sofreram traumas na infância e, por isso, se tornaram agressivas, violentas e até criminosas.

Opiniões dos especialistas:
  • “Se não há um olhar atento pela família e no entorno da criança, pode ficar mais complicado de superar. Por isso, quanto antes for identificado, é melhor, a fim de ter recursos para dar conta desses traumas e dores”, disse a terapeuta Carla Correia.
  • “As crianças são como esponjas e absorvem tudo que há de bom, mas também o que há de negativo. Mas, dá para superar esses traumas, porém, vai depender de todo respaldo e cuidado que essa criança teve quando sofreu esse trauma. E se não for cuidado, irá interferir na vida adulta, sim”, explicou a psicóloga Adriana Bueno.
O que fazer:

Durante o programa, muitos telespectadores participaram, contando que não conseguem superar seus traumas e até já tentaram o suicídio por conta disso. O Bispo Carlos Cucato orou por eles, convidando-os a buscar ajuda espiritual na Universal.

Toda sexta-feira é realizada na Universal a Sessão do Descarrego, uma reunião voltada para cura da alma. Então, se você se considera uma pessoa traumatizada ou conhece alguém assim, esteja conosco e procure uma Universal perto de você!

Clique aqui para assistir o programa na íntegra.

Anote aí:

O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido nas madrugadas da Record TV, com transmissão ao vivo também pelo Facebook. Sempre debatendo temas atuais e polêmicos.

Continue acompanhando:

Embora essa conversa entre pai e filho, somada ao pedido de perdão, sejam válidos mesmo tendo se passados tantos anos, o fato é que os danos já foram causados no caráter e comportamento de Amnon e o fato deles terem se perdoado mutuamente não evitará a tragédia familiar que estar por vir.

É exatamente o que veremos na 8ª temporada de “Reis – A Consequência”.

E você pode acompanhar tudo, de segunda a sexta, a partir das 21 horas, pela Record TV  e no Univer Vídeo.

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Reprodução