Descriminalização do porte de maconha para consumo próprio é votado pelo STF

Entenda mais sobre a votação que quer liberar o consumo próprio de drogas no Brasil

Imagem de capa - Descriminalização do porte de maconha para consumo próprio é votado pelo STF

Nesta quarta-feira (02), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor da descriminalização do porte de maconha para consumo próprio no país.

Entenda:

O ministro, além de votar pela descriminalização, ainda propôs que para ser considerado usuário pode estar portando entre 25 g e 60 g de maconha.

De acordo com informações do R7, até o momento há quatro votos pela descriminalização. No entanto, ainda não há definição se ela abrangeria apenas a maconha ou incluiria outras drogas ilícitas.

O que você precisa saber:

O tema é discutido na Corte desde 2015, sendo julgado duas vezes em outro momento, mas sem conclusão, agora é analisada a constitucionalidade da criminalização do porte de drogas para uso pessoal.

Além do voto de Moraes, os ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso também se manifestaram a favor de derrubar a criminalização para o porte de maconha para uso pessoal.

Agora, o relator do caso, o ministro Gilmar Mendes, adiou a votação para analisar a tese de Moraes e deve continuar a votação na próxima semana. O placar atual é de 4 a 0.

Nesta quinta-feira (17), o Supremo Tribunal Federal (STF) dará continuidade ao julgamento que discute a possibilidade de descriminalizar o porte de drogas para consumo próprio no Brasil.

O que analisar:

Muitas pessoas que um dia foram apenas usuárias de drogas, em pouco tempo, se tornaram dependentes. Como foi o caso do Fábio que, segundo conta, perdeu dinheiro, dignidade e a própria saúde.

“Fiquei 18 anos na maconha e depois eu fui para o crack por mais oito anos. Perdi o carro, a empresa, a moto, perdi tudo”, disse ele, que também ficou separado da esposa por causa das drogas.

Ele não acreditava que podia se libertar, mas participando do Tratamento para Cura dos Vícios, na Universal, teve a sua vida restaurada. Assista seu testemunho completo.

Cura dos vícios:

Se você conhece alguém que se encontra nessa situação, participe do Tratamento para Cura dos Vícios, em uma Universal mais perto de você.

Veja também:

Vício Tem Cura leva recomeço a dependentes químicos da Cracolândia

Descriminalização das drogas: países que adotaram a medida somam prejuízos

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock