Em Reis: Sisa abdica do cargo para cuidar da esposa doente

Qual reflexão podemos fazer a partir dessa atitude do servo? Entenda

Imagem de capa - Em Reis: Sisa abdica do cargo para cuidar da esposa doente

Em Reis – A Consequência, Sisa, o servo pessoal de Davi, é um homem íntegro, reto, discreto em sua conduta e fiel ao rei, a quem sempre serviu de todo coração e com excelência.

Mesmo no período em que Davi estava em pecado e constantemente o maltratava, Sisa nunca retrucou ou se rebelou contra o seu senhor. Ao contrário, se manteve fiel e fez tudo o que estava ao seu alcance para cuidar do rei e protegê-lo das intempéries do palácio.

Uma vida inteira dedicada ao rei:

Ou seja, servir ao rei sempre foi a prioridade de Sisa. Todo o seu tempo e toda a sua vida eram dedicados ao monarca. Tanto é que, até pouco tempo, não era do conhecimento do público que ele tinha uma esposa.

A vida pessoal do servo foi mencionada pela primeira vez, recentemente, quando este procurou Davi para pedir dispensa do cargo, a fim de cuidar da esposa que está doente.

Veja a cena:

O que podemos refletir e concluir a partir dessa cena:

Sisa dedicou anos da sua vida servindo ao rei, sempre priorizando as necessidades do seu senhor. Mas,  enquanto ele se preocupava em dar o melhor de si no palácio, negligenciava a pessoa mais importante da vida dele: a esposa.

Argumento falho:

Sabemos que se trata de um personagem fictício, mas o que podemos concluir – tendo em vista o perfil do personagem – é que ele se considerava privilegiado e honrado em poder servir ao rei de Israel e, certamente, quando era cobrado pela esposa a estar mais presente, ele argumentava dizendo algo do tipo:

  • Você tem que entender que meu trabalho é muito importante. Eu sou o servo pessoal do rei, tenho que me dedicar, fazer o meu melhor. Você devia ter orgulho do seu marido, em vez de ficar reclamando, cobrando. Quantos não gostariam de estar no meu lugar? ”.
Deus, família e trabalho:

Pois é, os argumentos parecem até válidos, mas a verdade é que nenhum trabalho, por mais importante que seja, deve vir antes da família. Pois, o preço a ser pago será alto demais e a conta uma hora vai chegar, como chegou para Sisa. E junto com ela, provavelmente, veio também o sentimento de culpa e o arrependimento por não ter priorizado a família, por não ter sido um marido mais presente, companheiro, cuidadoso. Enfim, por ter invertido a ordem: Deus, família e trabalho.

O erro de muitas pessoas:

Assim como Sisa, muitas pessoas têm cometido o erro de colocar o trabalho na frente da família e, em consequência disso, vivem um casamento fracassado, frustrado, ou talvez nem exista mais um.

Talvez, você acredite que sua esposa, seu marido, seus filhos, estarão sempre ali a sua disposição e que eles entendem que você é uma pessoa muito ocupada, e que está batalhando para oferecer a eles uma vida melhor. Provavelmente, o Sisa pensava o mesmo.

Não descuide da família:

“Pois é, na teoria pode ser assim, mas, na prática, quando você deixa a desejar na sua casa, quando descuida dos seus filhos ou de sua esposa, o mal pode aproveitar essa brecha que você está deixando…”, alerta o Bispo Renato Cardoso.

Por que você deve priorizar a família depois de Deus:

  • Porque Deus e a família são a base. São os pais, os irmãos, o marido, a esposa, que estão presentes em todos os momentos e que permanecem ao nosso lado e nos apoia nas horas difíceis. Então, valorize-os!
Participe:

Todos os domingos, na Universal, acontece a reunião do Encontro com Deus, na qual é reservado um momento especialmente para orar pela família. Então, separe uma peça de roupa ou uma foto do seu ente querido e venha participar! Sua família é seu maior patrimônio, cuide dela!

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução