Depressão dos filhos tem gerado pais deprimidos
Entenda o que acontece nas famílias
Que a depressão e ansiedade têm afligindo cada vez mais os adolescentes e os jovens, a sociedade já sabe, mas muitos ignoram o fato desses problemas também estarem atingindo os pais.
Entenda:
Em reportagem da BBC News, relatos de pais mostram que o uso intenso das telas tem prejudicado a convivência com os filhos e afetado também a saúde mental dos adultos.
“Deixei de ter o papel da mãe que brinca. Deixei de ter um filho presente e carinhoso para ter um que se isola e se rebela. Ter os limites testados o tempo todo é algo que esgota muito”, disse uma das mães entrevistadas.
Pesquisas revelam:
De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade Harvard, nos EUA, pais e filhos sofrem com índices semelhantes, quando o assunto é a saúde mental.
- 18% dos adolescentes ouvidos na pesquisa diziam sofrer de ansiedade e, consequentemente, 20% das mães e 15% dos pais também.
- 15% dos adolescentes responderam sofrer de depressão e o mesmo valia para 16% das mães e 10% dos pais.
Além disso, a pesquisa também apontou que 1/3 dos adolescentes americanos têm pelo menos um dos pais sofrendo de depressão ou ansiedade.
“Um relato amplamente ignorado é o das pessoas centrais na vida dos adolescentes: seus pais e cuidadores. A saúde emocional de pais e de adolescentes é profundamente interconectada (…). Tão importante quanto soar o alarme sobre a saúde mental dos adolescentes é fazê-lo com a saúde mental dos pais”, afirma o estudo.
A pesquisa também declara que adolescentes deprimidos têm cinco vezes mais chance de ter o pai ou a mãe deprimida.
O que analisar:
Diante desse quadro é imprescindível se atentar ao cuidado dentro do âmbito familiar, recorrendo também ao apoio espiritual, dado gratuitamente em toda a Universal, espalhada pelo Brasil e pelo mundo.
Se você ou seu filho tem sofrido com ansiedade e depressão, procure uma Universal mais perto e busque esse apoio. Um dos trabalhos da Igreja, tem sido o projeto Depressão Tem Cura, que ajuda milhares de pessoas a reencontrarem a felicidade e o prazer de viver.
Você é nosso convidado especial!
Veja também:
Ela sofreu 32 anos com a depressão