#5: O que fazer se você errou de novo
Começar de novo. O mais rápido possível. Voltar aonde você estava indo bem e começar novamente dali. É isso o que você tem que fazer se teve uma recaída. Óbvio, mas muitas vezes temos outras atitudes que só pioram a situação. Algumas delas:
– Enfiar a cabeça num buraco, de vergonha. Você não tem coragem de olhar na cara da pessoa com quem você errou, incluindo você mesmo. Note, porém, que a vergonha em si não é má, pois ela é necessária para a mudança. É prejudicial apenas quando você evita enfrentar as pessoas que você decepcionou.
– Fugir de tudo e todos para evitar as consequências. Pode estar associado à vergonha, mas não necessariamente. A razão principal aqui é fugir das consequências do erro. Você não quer pagar o preço. Mostra fraqueza e mau caráter. Se você errou, não fuja das consequências pois elas serão seus maiores motivadores para não repetir o erro.
– Achar que é incapaz de mudar. “Tá vendo, errei mais uma vez! Não tem jeito, eu nunca vou mudar.” É uma mistura de fraqueza, falha no raciocínio e espírito de vítima. Todo mundo é capaz de mudar. Pare de fazer cena.
– Protelar o se levantar. Você fica pensando no que aconteceu, sentindo isso ou aquilo, prometendo que vai se levantar, segunda-feira vai começar tudo de novo (senão, com certeza em janeiro) — e assim você vai se enfraquecendo cada vez mais.
Isso é o que você NÃO deve fazer. Agora, vamos desmembrar o que você DEVE fazer:
– Volte a fazer o certo imediatamente. Não importa se agora é sexta-feira à noite, terça-feira à tarde ou domingo de madrugada. Agora é sempre o único momento em que você pode mudar. Não desperdice esse momento e não espere o depois.
– Comece pequeno. Mais importante que mudar tudo de uma vez é fazer pequenas mudanças gradualmente. Se você está progredindo em direção à mudança total, continue dando os passos, ainda que falte algumas coisas para mudar. Progresso constante é melhor que sucesso repentino.
– Avalie por que você falhou da última vez. Onde você bobeou? O que desencadeou sua queda? Identifique onde as coisas começaram a dar errado. Em seguida, decida o que vai fazer para evitar que aquilo se repita.
“…porque sete vezes cairá o justo e se levantará.” — Provérbios 24.16
Não use isso como uma licença para cair. Pois cair de propósito não é obra de justo — logo, a promessa não se aplicaria nesse caso.
Veja também:
Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…
Curta nossa página no Facebook. 0% de besteira garantido — ou o seu click de volta.