Por trás da história de Salomão e Naamá
Descubra o que o relacionamento do casal tem a ver com a relação do ser humano para com Deus
Mais do que entretenimento, em Reis é possível reunir inúmeros aprendizados que existem por trás de cada acontecimento que narram a trajetória de Israel descrita na Bíblia. Nada é por acaso, cada história possui sua “moral”, assim como a de Salomão e Naamá.
No podcast Papo Delas, transmitido pelo Univer Vídeo, a autora Cristiane Cardoso explica como o casal ilustra o relacionamento de muitos para com Deus.
Assista e entenda esta relação:
Ver essa foto no Instagram
Ilustrando a história:
- Conforme explicado pela autora, a relação entre Naamá e Salomão representa o relacionamento entre o noivo e a noiva descrito no livro de Cantares nas Escrituras Sagradas.
- Naamá representa Deus, e Salomão o ser humano.
- Naamá sempre foi apaixonada por Salomão e busca chamar a sua atenção por meio dos papiros escritos para ele. Porém, apesar da história iniciar de forma bonita com Salomão correspondendo a este amor, a entrega não é totalmente recíproca e logo Salomão se encontrará ocupado e indiferente a este sentimento.
- De igual modo, Deus sempre demonstrou o Seu amor para com o ser humano, e busca incansavelmente situações para chamar nossa atenção para Ele. Ainda assim, muitos não se entregam ao Seu amor com a mesma intensidade, priorizando outras coisas e pessoas em Seu lugar.
O que aprendemos com isso:
É comum nos depararmos com cristãos que afirmam ter suas vidas entregues a Deus, porém, infelizmente, na prática, nem sempre isto significa ser verdade. Isto porque a verdadeira entrega ao Altíssimo não é limitada a hábitos religiosos, como orar, jejuar ou ler a Bíblia. Se convencer disto também não quer dizer nada.
A real entrega acontece quando ocorre na mesma intensidade, ou seja, quando ela acontece de corpo, alma e espírito. Assim como o Senhor Jesus se entregou completamente ao ser humano (João 3.16), a entrega de nossa parte deve corresponder ao Seu sacrifício, renunciando o nosso próprio ‘eu’ em prol de cumprir com a vontade do Altíssimo.
O Bispo Edir Macedo compara esta atitude com a entrega existente entre os cônjuges em um casamento:
- “Quando amamos uma pessoa de verdade, entregamos o nosso melhor para ela, sacrificamos as nossas vontades para agradá-la. Porém, quando você deixa de sacrificar o seu eu, o que acontece? Separação. Com Deus não é diferente”
O que fazer:
1- Coloque a Vontade de Deus acima das suas. Ofereça a Ele os seus sonhos, projetos pessoais, conquistas e tudo o que faz parte de sua vida.
2- Caso esteja praticando aquilo que é contra a Sua Palavra, abandone a sua prática e renuncie o seu ‘eu’, passando a praticar o que é bom, justo e correto aos olhos de Deus.
3- Viva em obediência e, assim, a sua entrega será retribuída com a maior recompensa do Altíssimo: a Salvação eterna.
Aprenda mais sobre o assunto participando de uma das reuniões da Universal. Busque aqui um templo mais próximo de você e saiba como investir em um relacionamento verdadeiro com o Altíssimo.