Furtar corações: esta era a especialidade de Absalão
Usurpar da inocência do povo de Israel nada tinha a ver com a busca por admiração, Absalão tinha planos mais baixos
Ah…Absalão! Um homem de beleza inigualável e uma conduta aparente que, nos dias de hoje, diríamos ser de “tirar o chapéu”. Ele era atencioso, solícito, além de muito simpático e agradável. No entanto, enquanto o príncipe usava de seus bons modos para ganhar a graça daqueles em que se aproximava, Israel tinha o seu bem mais precioso furtado sutilmente por ele: o seu coração.
Quem dera tal usurpação fosse apenas para satisfazer o anseio de seu ego por admiração. Absalão tinha planos muito mais baixos do que isto. Se aproveitar da inocência do povo de Israel para tomar o trono de Davi era o que realmente importava para ele.
Confira à cena e entenda:
“E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel” (II Samuel 15.6)
Milhares de anos depois e nada mudou:
O ser humano evolui constantemente, porém, infelizmente, muitos ainda se encontram presos à ingenuidade e se deixam levar pelos Absalões da atualidade. O que muda é apenas o contexto, mas repare como o esquema daqueles que buscam ganhar vantagens em cima de outros ainda é o mesmo:
- Eles dizem apenas o que a sua vítima quer ouvir;
- Ganha a simpatia da sua vítima com gestos de solidariedade e empatia;
- Se preocupa muito com a sua vítima, a ponto de culpar terceiros por não poder fazer nada por ela;
- Coloca a vítima contra quem pode realmente ajudá-la e, assim, torná-la totalmente dependente dele.
Não se deixe enganar:
O Bispo Renato Cardoso esclarece que aqueles que possuem o mesmo coração perverso de Absalão procuram ganhar o coração, isto é, a confiança das demais pessoas para si, os agradando e não necessariamente os ajudando.
- Confira a reflexão completa, clicando aqui.
Com isso, adicione o cuidado com o seu coração no topo de suas medidas de segurança. Use sua inteligência e não se deixe levar pela boa aparência nem mesmo pelos discursos eloquentes e atraentes. E, acima de tudo, entregue o seu coração Àquele que o guardará das más intenções dos “lobos vestidos de ovelhas”.
“Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” (Jeremias 17.5)