28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado

O que você precisa saber para ser um(a) voluntário(a)

Imagem de capa - 28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado

Doar o seu tempo em prol do outro de maneira espontânea e não remunerada, levar ajuda humanitária e emergencial, acolher e oferecer palavras de apoio e conforto. Esse é o papel do voluntário(a) que, no Brasil, tem no dia 28 de agosto uma data especial para celebrar: o Dia Nacional do Voluntariado.

  • A data foi instituída pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985.
  • Mas, a saber, foi regulamentada somente na década de 1990 pela Lei nº 9.608.

O que precisa para ser um voluntário:

Muitas pessoas acreditam que para ajudar o próximo precisam possuir bens materiais e ser ricos. No entanto, o mais importante na hora de levar apoio, seja material, emocional ou espiritual a outras pessoas, é ter disponibilidade, disposição e humildade para se doar pelo outro. O voluntariado é um ato de amor ao próximo e não depende de classe social ou condição econômica.

Em diversos momentos, a Palavra de Deus orienta que os seguidores do Altíssimo devem estar prontos para se dedicar ao próximo, seja com tempo, atenção, orações, alimentos, bens, etc

  • “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25:35-40

A quem o voluntariado ajuda:

A Universal, por exemplo, idealizou e mantém uma série de trabalhos sociais.

  • Anualmente, milhões de pessoas são beneficiadas no Brasil e no exterior: homens e mulheres, crianças e jovens, idosos, moradores de comunidades carentes, detentos, menores que cumprem medidas socioeducativas, viciados, pessoas em situação de rua, entre outros. Clique aqui e saiba mais.
  • Por meio das atividades dos grupos sociais, os voluntários se mobilizam e realizam diversos tipos de ações para doar alimentos, peças de roupas, kits de higiene, cobertores, livros e outros itens a quem mais precisa. As ações ainda contam com o apoio de voluntários profissionais que emprestam talento para auxiliar com serviços gratuitos nas áreas de saúde, social, jurídica etc

Seja você um voluntário:

O voluntário, além de arrecadar e distribuir doações, pode também dar aulas e ensinar uma habilidade pessoal, ou ministrar cursos e capacitar pessoas para o mercado de trabalho. Pode visitar lares para crianças ou para idosos, por exemplo, e oferecer um serviço de assistência social, ou até mesmo de lazer e recreação, levando ânimo, fé e esperança a quem mais precisa.

  • A saber, se você deseja fazer parte de um dos grupos de voluntários — ou ajudar com a doação de alimentos, roupas, itens de higiene pessoal, entre outros produtos de primeira necessidade –, procure a Universal mais perto de você.
  • Ademais, você pode também colaborar com as obras sociais da Universal por meio dos canais de doação. Acesse aqui e saiba como.
imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock e cedidas