thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

5 lições de um post sem grandes pretensões

Imagem de capa - 5 lições de um post sem grandes pretensões

Ontem eu postei esta frase inspiradora na minha página no Facebook, como costumo postar diariamente às 8h da manhã.

Vou deixar que o texto e os comentários falem por si mesmos, mas gostaria de deixar algumas considerações extras para os leitores do meu blog (que certamente não teriam tido problema na compreensão da frase).

Nem sempre aquilo que está tão claro quanto o sol do meio dia para você, está claro para outras pessoas. Uma das chaves principais da comunicação é se fazer entendido, não apenas emitir uma mensagem. Por isso fiz o update  explicativo.

Algumas pessoas não são dadas à leitura, têm preguiça de ler ou uma dificuldade natural com a compreensão de texto. E nem sempre a culpa é totalmente delas. Agradeça nosso sistema de educação por isso. Muitas pessoas ouvem o que querem ouvir e entendem o que querem entender. Elas já têm uma agenda prévia, uma opinião formada, ou um preconceito que não as deixa entender o que o comunicador quer dizer. Não perca tempo com essas pessoas. Elas só querem encrenca e não estão querendo aprender nada novo. Assim como eu tive de mastigar a mensagem para facilitar a compreensão de alguns, você também precisa ter a paciência de fazer isso quando necessário. Por exemplo, muitos casais brigam não porque discordam um do outro, mas por falha na comunicação — falha de quem fala, ou de quem ouve, ou de ambos. Certifique-se de que você se fez entendido por seu parceiro e de que o entendeu.

A vida é curta demais para você se preocupar com tudo e com todos que falam de você. Aprenda a não levar as coisas para o lado pessoal. Sua vida será bem mais leve assim.

Além disso, pense sempre na melhor forma de comunicação para a mensagem. Se há um incêndio no seu prédio, provavelmente você não vai querer avisar os ocupantes por e-mail nem colocar um bilhete debaixo da porta de cada um. Algumas coisas são melhor ditas pessoalmente, outras por escrito, outras por telefone… Às vezes o meio é tão importante quanto a mensagem. (Já ouviu alguém se queixar: “Ele terminou comigo por telefone”?)
Se queres conversar comigo, define primeiro os termos que usas. — Voltaire

Curta nossa página no Facebook. 0% de besteira garantido — ou o seu click de volta.

Veja também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…