Erros: qual o método para evitar cometê-los?

A sua forma de aprendizado pode definir os próximos passos de sua vida. Entenda

Imagem de capa - Erros: qual o método para evitar cometê-los?

É comum nos depararmos com apoiadores da afirmativa “é errando que se aprende” e que “inteligente é aquele que aprende com os próprios erros”. É claro, não podemos negar que existem aqueles que decidiram aprender com seus erros e passaram a fazer suas escolhas de forma consciente. Mas, infelizmente, esta é a minoria.

Em contrapartida, também existem os que optam por se enquadrar em outro dito popular: “persistir no erro é burrice”. E, em Reis – A Consequência, Salomão (Guilherme Dellorto) é o primeiro a abraçar esta ideia e assumir os mesmos desvios de seus pais no passado. No entanto, ao dividir a sua realidade com Bateseba (Anna Lima), ela aconselha: “Você não precisa errar para aprender com seus erros, aprenda com os erros dos outros”.

Assista à cena e reflita:

A autora da série, Cristiane Cardoso, ainda comenta: “Por falta de entendimento as pessoas sofrem, erram, e perdem tempo”.

O que você precisa saber:

Sim, o errar é humano e as debilidades em administrar a forma em que iremos conduzir a nossa vida, por muitas vezes, acabam nos levando a faltas e tropeços. Mas, pense bem: se visse alguém cair na rua por pisar em um buraco a sua frente, você iria reproduzir os mesmos passos que ela ou trocaria o trajeto para não sofrer as mesmas consequências? É indiscutível que iria decidir pela segunda opção. Agora, por que precisa ser diferente em outras situações?

Saiba que o ser humano possui uma capacidade única para discernir entre o certo e o errado, basta usar de sua inteligência. “É óbvio que se você pular de um prédio de 10 andares, vai morrer. Da mesma forma, você não precisa cometer seus erros para saber que algo é errado, pode aprender com os outros que trilharam aquele caminho, se deram mal e perceber que, se fizer o mesmo, vai se dar mal também”, pondera o Bispo Renato Cardoso.

Sabedoria na prática:

Todos possuem o direito de fazer as suas escolhas e, acredite, cometer os próprios erros se assim quiser, mas sofrer as consequências permanentes que isto pode lhe causar não é um dever. Por isso, antes de tomar uma decisão em sua vida, busque a orientação do Altíssimo, o Único que detém toda a sabedoria.

“Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”. (Jeremias 29.11)

“O inteligente aprende com os próprios erros. O sábio aprende com o erro dos outros. Além disso, porque não ser curioso para as coisas boas? Buscando fazer ou ser melhor?”, reflete o Bispo.

Não perca os próximos episódios de Reis! Acompanhe de segunda a sexta, às 21h, na Record TV ou pelo Univer Vídeo.

 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Reprodução/Record Tv