thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

ESPÍRITO DE VÍTIMA: O QUE É E COMO IDENTIFICÁ-LO

O espírito de vítima está à solta, cuidado, pois você pode estar sendo assim e nem percebe!

Eu quero falar com você sobre o “espírito de vítima”. O que é e como identificá-lo?

Quando eu falo em “espírito de vítima”, estou falando, literalmente, de um espírito que toma a mente da pessoa, o comportamento, e ela nem percebe o que ela está fazendo. Às vezes, nem as pessoas ao redor percebem, porque é um espírito altamente manipulador. Ele manipula a própria vítima e as pessoas ao redor dela.

Esse espírito é caracterizado pelo hábito de culpar os outros pelos problemas, fracassos. “Eu não consegui vencer porque fulano me atrapalhou”. É uma característica de sempre culpar terceiros. E, naturalmente, esse espírito trava a vida da pessoa, porque se ela é vítima, ela não pode fazer algo. Quem tem o espírito de vítima dificilmente avança no trabalho, nos relacionamentos. E se conseguir avançar, é porque o espírito de vítima é manipulador. A pessoa manipula as pessoas e faz com que elas sintam pena dela. Você é capaz até de chorar ao ouvir uma pessoa que tem espírito de vítima.

A pessoa que tem o espírito de vítima, normalmente, se revela por meio da fala. Quando você está em uma conversa com ela, dificilmente, ela fala de outros assuntos ou sobre você, ela só quer falar com você sobre os problemas dela. Se começa um assunto diferente, ela dá uma volta e começa a falar dos problemas dela. Ela é muito negativa. Ela compartilha essa negatividade com outras pessoas. Então, ela é altamente egoísta. Ela não está nem aí com os outros.

E você pode se contaminar. Quando você olha os heróis da fé, você vê que eles foram vítimas de muitas injustiças (muitas vezes, mortos ao fio da espada, presos injustamente). Mas os heróis da fé não se vitimizaram, eles se sentiram privilegiados pelo que passaram. Eles viram Deus nas injustiças, viram que aquilo tinha um propósito.

Se você tem um espírito de vítima, acima de tudo, você tem um problema espiritual. E você tem que vencê-lo. Porque isso faz de você uma pessoa insuportável, difícil de conviver, uma pessoa que transmite falsidade, espírito de intriga, manipuladora e isso vai te levar para o inferno.

Confira a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso