Nenhum relacionamento começa do zero
Confira esta mensagem do Bispo Renato Cardoso
Durante a Palavra Amiga transmitida nesta quarta-feira (13), o Bispo Renato Cardoso afirmou que nenhum relacionamento começa do zero.
O que isso significa:
Ele explica que o ‘zero’ se refere à bagagem emocional. Ou seja, tudo que aconteceu no passado da pessoa, suas experiências, seus traumas, geram um saldo emocional que ela acaba levando para dentro da relação.
Exemplos de bagagens:
- A criação – Não importa se a sua criação foi excelente ou não, você leva isso com você para a relação.
- Suas referências – Qual referência de casamento você tem? Você pensa em casamento como algo bom ou ruim? Você tem uma boa referência de marido/esposa ou a sua referência faz você até evitar o assunto casamento?
- Influências externas – Influências culturais (músicas, filmes, novelas, séries); influências religiosas (o que a pessoa aprendeu, quais suas crenças); influências sociais, as rodinhas de amigos, tudo isso vai interferir na forma como você trata a outra pessoa no relacionamento.
- Relacionamentos anteriores – Se você foi traído(a), você tem medo de ser traído(a) de novo, se foi maltratado(a) tem medo de ser maltratado(a) de novo, e assim por diante. Muitos complexos, muitas coisas mal resolvidas de relacionamentos anteriores que você leva para o novo.
Qual é o seu saldo:
Casado (a), qual é o saldo atual do seu casamento? Você sente como se estivesse em dívida com a sua esposa/esposo? Você mentiu, brigou, traiu, decepcionou e, por isso, sente como se não tivesse nenhum crédito?
- “Se o saldo entre vocês está negativo não adianta pensar assim: ‘vamos virar a página, começar de novo, dar mais uma chance para nós’. Pois, se o saldo está negativo, as coisas do passado que não foram resolvidas vão vir à tona com mais força”.
Solteiro(a), qual é o seu saldo emocional? Você tem medo de se relacionar? Tem dúvidas sobre o seu próprio valor? Você se vê feio (a)?
- “Se o seu saldo é negativo você tem que trabalhar isso, resolver esse problema, para depois entrar em um relacionamento.”
Ou seja, quer você seja solteiro(a) ou casado(a), você precisa tratar o seu emocional para estar com o saldo positivo e assim poder oferecer algo para a outra pessoa.
Terapia do Amor:
“A proposta da Terapia do Amor é exatamente isso: zerar o saldo do passado e fazer com que esse saldo cresça e você fique com crédito positivo. Pois, assim, como você fica tranquilo economicamente quando tem dinheiro sobrando na sua conta, também acontece na vida amorosa quando o seu saldo está positivo: o seu relacionamento tem paz”, garante o Bispo Renato.
Próxima palestra:
Na palestra desta quinta-feira (14), os professores Renato e Cristiane Cardoso darão continuidade à 7ª fase do curso da Reconstrução do Eu – “O Residente”, e falarão mais acerca desse assunto. Não falte!
Quando e onde as palestras acontecem:
A Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h, na Catedral do Brás, na Avenida Celso Garcia, 499. E às 20h, especialmente, no Templo de Salomão, localizado no número 605 dessa mesma avenida.
Confira a mensagem no vídeo abaixo: