‘Ajudar faz Bem’ visita e leva cuidados a mais de 2 mil idosos pelo Brasil e no mundo

Ação que será realizada em 16 e 17/9 alcançará 26 estados brasileiros e dez países; voluntários levam doações e oferecem serviços estéticos e de saúde

Imagem de capa - ‘Ajudar faz Bem’ visita e leva cuidados a mais de 2 mil idosos pelo Brasil e no mundo

Neste fim de semana, cerca de 2 mil idosos no Brasil — muitos dos quais, sozinhos e em situação de vulnerabilidade — receberão uma visita especial. O programa social Calebe Universal levará até a casa dos cidadãos de terceira idade a ação “Ajudar faz Bem”, que inclui serviços de limpeza para seus lares. Além do Brasil, outros dez países serão beneficiados. Os próprios idosos poderão receber cuidados diversos e atendimento emocional. A intenção é levar um pouco de felicidade e proporcionar momentos de bem-estar e lazer a pessoas que se sentem tristes e abandonadas, pois, em muitos casos, vivem sós. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no Brasil em 2023 representa 15,1% do total. Essa proporção está crescendo, e o número de idosos deve chegar a 25,5% em 2060 — ou um em cada quatro habitantes. O Brasil é um dos países em mais rápido processo de envelhecimento ao redor do mundo. 

Saúde e higiene essenciais 

Por essas razões, nos dias 16 e 17 de setembro, a ação social “Ajudar faz Bem” vai contar com quase 9 mil voluntários e 2 mil profissionais espalhados por 26 estados, além do Distrito Federal. Mas a iniciativa também alcançará outros dez países, entre os quais: Estados Unidos, Ruanda, Papua-Nova Guiné, Haiti, Cabo Verde e Togo. O trabalho voluntário dará mais atenção a idosos carentes e àqueles solitários — com dificuldades para cuidar de seus lares e da própria saúde e aparência. A terceira idade receberá serviços de limpeza, saúde e beleza, tais como cortes de cabelo e aferição de pressão. 

Valter Pereira, responsável pela ação social, enfatiza a importância do trabalho com foco nos idosos: “Uma simples conversa já se torna algo especial para muitos. E é por isso que, neste mês de setembro, o grupo Calebe Universal estará empenhado no evento nacional ‘Ajudar faz Bem’, que levará esse apoio social e emocional aos idosos”. Pereira detalha algumas das atividades que serão realizadas neste fim de semana: “Visitar os idosos que se encontram enfermos, ajudá-los nas tarefas domésticas e proporcionar um chá da tarde”.  

Envolvida com essas atividades há quatro anos, a voluntária de Pernambuco, Kelly Lemos, 37 anos, destaca que, mesmo durante a pandemia de Covid-19, a ação social não deixou de dar assistência àqueles que moram sozinhos. Agora, Lemos declara sua satisfação com a oportunidade de ajudar os idosos neste fim de semana: “Você sai renovada ao ver a alegria estampada no rosto dessas pessoas que, muitas vezes, não têm com quem conversar, ninguém para levá-las ao médico”. De acordo com um estudo de 2023 da Unicamp, 34% dos idosos brasileiros apresentam sintomas depressivos e 16% afirmam sentir solidão. 

A voluntária deixa, por fim, um convite para que mais pessoas procurem o programa social Calebe Universal pelo país e no mundo — e se ofereçam como voluntárias: “Você chega à casa de alguém e leva a paz, cuida da casa dela, cuida da pessoa e vê a gratidão dela”, reflete. 

Dignidade faz companhia 

Maria José Ramos, 63 anos, conta uma história parecida com a de Lemos; porém, do ponto de vista de alguém que foi beneficiado pelo Calebe. Conhecida também por Dona Lia, a moradora de Pernambuco já recebeu a visita do programa social. Ela se sustenta com a própria aposentadoria e, por morar sozinha há muito tempo, já viveu grandes dificuldades — em particular, quando ficou doente. 

Na visita dos voluntários, a aposentada teve as unhas cuidadas, a pele do rosto tratada e tomou um café especial. A pernambucana apreciou muito a companhia: “Eu moro sozinha há quarenta anos. E faz todo esse tempo que eu não recebo um cuidado assim. Estou amando”. Dona Lia reforça que o carinho fez toda a diferença: “Eu sabia que o grupo Calebe existia, mas não sabia que era uma coisa tão maravilhosa. Eu nunca me senti tão bem na minha vida”. E conclui, com uma sugestão para todos: “A quem está sozinho, eu digo que procurem sua família e também o grupo Calebe”. 

No Brasil, o “Ajudar faz Bem” deve beneficiar cerca de 2,1 mil idosos, com 3.145 doações e um total de mais de 13 mil pessoas envolvidas na iniciativa. 

imagem do author
Colaborador

Unicom / Foto: Cedida