Ação em Hollywood conscientiza sobre o uso da droga fentanil

Voluntários do projeto Help, do grupo Força Jovem Universal (YPG, na sigla em inglês) realizaram caminhada e apresentação

Imagem de capa - Ação em Hollywood conscientiza sobre o uso da droga fentanil

No dia 9 de setembro último, cerca de 150 voluntários do projeto Help, do grupo Força Jovem Universal (YPG, na sigla em inglês) realizaram uma caminhada pelas ruas de Hollywood, subdistrito da cidade de Los Angeles – localizado no estado norte-americano da Califórnia – conhecido pelas produções cinematográficas.

  • Infelizmente, o lugar também é um ponto de fácil acesso e consumo de drogas, como o fentanil, especialmente entre os mais jovens.
  • O fentanil é uma droga sintética da família dos opioides, usado como analgésico. É considerado 100 vezes mais potente do que a morfina e 50 vezes mais do que a heroína.
  • De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o consumo desta droga mata em média 100 mil pessoas ao ano em todo o país.
  • “Diante do crescimento do número de jovens usando fentanil, e como consequência muitos vivendo na rua, nasceu a ideia desse trabalho de conscientização e resgate dos que estão sofrendo com esse vício”, explicou o Pastor Jean Dias, responsável pelo trabalho do grupo Força Jovem Universal nos Estados Unidos.

Saiba mais detalhes sobre este assunto:

A ação contou, além da caminhada, com uma apresentação temática de voluntários que se caracterizaram de zumbis e fizeram uma coreografia em alusão aos personagens do cinema que se comportam de maneira parecida aos usuários após o consumo do fentanil.

  • Esta droga é usada como anestésico para aliviar as dores agudas de uma cirurgia ou um problema de saúde com dores crônicas. Interage com os receptores encontrados em áreas do cérebro que controlam a dor e as emoções.
  • O efeito do fentanil quando usado em doses e quantidades descontroladas, pode ocasionar rigidez muscular, estado de inconsciência, além de um impacto na função respiratória que pode levar à morte por hipóxia (quando a oxigenação reduz perigosamente no corpo).
  • “Nessa ação buscamos chamar atenção das pessoas (…) porque, como consequência do uso dessa droga, muitos usuários passam a viver como se estivessem mortos. Além disso, buscamos alcançar os pais para que pudessem entender como ajudar seus filhos”, comentou o Pastor Jean.

Como essas ações alcançam as pessoas:

Mais de mil pessoas foram alcançadas diretamente com esta ação de conscientização e a distribuição de folhetos sobre o assunto. A mensagem transmitida por meio desta ação foi a de que há cura para os vícios e de que não vale a pena trocar a vida, a família e o futuro pelas drogas.

  • Assim como aconteceu com o jovem voluntário do grupo, Stiven Gonzalez. Aos 12 anos, ele se envolveu com as drogas. Usou maconha, cocaína e crack. Segundo o jovem tudo começou por causa dos problemas familiares. Buscava nas drogas um refúgio, mas encontrou apenas dor e desespero.
  • Aos 25 anos, conheceu a Deus e, por meio do trabalho do grupo jovem da Igreja, recebeu o apoio e o acompanhamento que precisava. Hoje, Stiven, que já esteve do outro lado, é uma prova viva aos demais de que é possível vencer os vícios. Por isso, para ele, essa ação foi muito significativa.
  • “Essas ações são importantes porque conseguimos ajudar pessoas que estão sendo influenciadas e dominadas por um vício. Também mostramos que por meio da fé na Palavra de Deus é possível vencer. Conseguimos aproximar os jovens deste tema — colocando-os para refletir sobre a Obra que Deus tem feito na vida deles — e despertamos o amor ao próximo”, concluiu o Pastor Jean.

Conheça o trabalho da Força Jovem Universal:

Presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e Ásia, a Força Jovem Universal foi criado em 1977 e tem por objetivo ajudar adolescentes sem perspectiva de vida. Dentre suas ações estão eventos de caráter social, cursos, torneios esportivos e eventos culturais.

Seja também um voluntário. Clique aqui e saiba mais sobre o grupo.

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Cedidas