MERGULHE COMIGO NO SALMO 91
Todas as promessas do Salmo 91 são para aqueles que habitam no esconderijo do altíssimo. A escolha é totalmente sua!
Eu quero lhe convidar para mergulhar comigo no Salmo 91. Não é colocar o dedinho do pé, é mergulhar mesmo. Porque a maioria das pessoas, apesar de conhecerem bem este Salmo, nunca mergulhou nas entrelinhas, no significado dele.
O Salmo 91 é, tradicionalmente, conhecido como um Salmo escrito por Davi (alguns dizem que foi Moisés, mas, é mais provável que tenha sido Davi). Ele é conhecido também como “Salmo do Soldado”, porque, antigamente, nas grandes guerras, os soldados costumavam ir para a guerra e levavam uma cópia do Salmo no bolso ou o recitavam de cor. Porque é um Salmo de segurança, que exalta o poder de Deus e a garantia daqueles que estão abrigados no Esconderijo do Altíssimo.
Ele tem 3 vozes que falam neste Salmo. Começa com a voz do salmista: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará” (Salmos 91:1).
O primeiro verbo é “habitar”. Note que todo o resto do Salmo depende deste verbo. Não adianta você recitar as promessas sem olhar para a condição para que as promessas se cumpram, que é “habitar”. Porque muitas pessoas cometem este erro: quem tem um conhecimento raso das Escrituras e um relacionamento frágil com Deus tendem a se focar nas promessas, nas partes “boas” da Bíblia. Mas nenhum trecho da Bíblia existe fora de contexto. A Bíblia é uma coisa só.
A pessoa não se pergunta: para quem isso vai acontecer? Qual é a condição para isso? É a mesma coisa que acontece com o Salmo 23. A ênfase vai no “nada me faltará”, mas a pessoa se esquece de que a condição é que o Senhor seja o seu Pastor. Logo, você precisa ser ovelha dEle e, portanto, você precisa ouvir a voz dEle e estar no rebanho dEle. Do contrário, do que adianta ficar recitando esse Salmo?
“Habitar o Esconderijo do Altíssimo” é (quer você esteja em perigo ou não, quer você esteja em tempos bons ou maus): você tomou a decisão de habitar na presença de Deus (ou seja, com Ele). E quando você se muda de cidade, você não toma a decisão levianamente. Você considera, você pensa porque, ali, passará a viver por todos os dias. E você escolhe o melhor lugar. Então, isto envolve você deixar o local que você habita atualmente.
Ninguém nasce já habitando no Esconderijo do Altíssimo. Temos muitas pessoas que chegaram à igreja quando crianças e disseram: “eu não quero mais saber de igreja. Está muito entediante. Eu quero saber como é lá fora”. Então, as pessoas associavam a igreja com uma prisão. Você, que tem filhos, sabe do que eu estou falando. Não importa o quanto você avise, ele ou ela não quer saber, quer ir para o descampado do príncipe das trevas (e de lá muitos não voltam).
Conclusão: todas as promessas do Salmo 91 são para aqueles que tomaram a decisão de habitar no Esconderijo do Altíssimo. Deus é a minha família, o meu amigo, o meu protetor, o meu supridor. Eu tenho, aqui, tudo o que eu preciso. Não há vida fora do Esconderijo do Altíssimo.
Acompanhe esta mensagem na íntegra no vídeo acima.