‘Hora da Família’ reúne pais e filhos adolescentes por todo o Brasil
Ação social em todas as capitais e no Distrito Federal nesta quinta (5/10) envolve brincadeiras que reforçam laços e deve beneficiar 50 mil pessoas
Nesta quinta-feira (5), pais e seus filhos adolescentes, por todo o país, poderão se divertir e receber assistência ao mesmo tempo, nas 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal. A iniciativa Hora da Família integra o programa social Força Teen Universal (FTU), mantido pela Igreja Universal, e deve beneficiar cerca de 50 mil pessoas.
O evento inclui brincadeiras diversas e dinâmicas orientadas por aproximadamente 9 mil voluntários, em todo o Brasil; testes de conhecimento e curiosidades para pais e filhos, além de conselhos que buscam fortalecer os laços familiares. Deste modo, a família se torna mais próxima, o que contribui para a estabilidade do lar.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, houve um aumento de 16,8% de divórcios em relação a 2020: um recorde, com o total de 386,8 mil divórcios no país. Em 2020, a taxa geral de divórcios no Brasil era de 2,15 para cada mil pessoas de 20 anos ou mais — subiu para 2,49 em 2022. No mesmo ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a média mundial da taxa de divórcios era de 2,3.
Um artigo publicado em 2019, na revista World Psychiatry, mostra que filhos de pais divorciados sofrem maiores riscos a respeito de: uso de drogas, problemas de conduta e com a Lei, além de depressão e dificuldades acadêmicas — como notas baixas e evasão escolar.
Conhecimento que aproxima
O responsável pela ação social da FTU nesta quinta-feira, Walber Barboza, comenta a importância da iniciativa: “Nossa intenção é promover o diálogo entre pais e filhos sobre a vida afetiva, além de conscientizar os mais jovens sobre o amor inteligente e critérios para entrar em uma vida a dois”, reflete. Barboza destaca que esta será a primeira vez que um evento com essas características será realizado pela Força Teen, embora o programa social já tenha organizado e apoiado iniciativas pela família. Ele reforça que, em São Paulo, o evento será a partir das 18h30 e acontecerá na esplanada do Templo de Salomão.
A voluntária Marcela dos Santos, 42 anos, que já participou de eventos similares ao lado da FTU, destaca experiências que teve ao colaborar com o programa em outras ocasiões: “Aprendi muito ao conhecer as dificuldades que os adolescentes podem enfrentar. E assim, também, como devo orientar o meu filho”, pondera. Ela conclui com um pouco do que assimilou nas ações anteriores: “Nós, como pais, precisamos entender que amar não é somente presentear e fazer as vontades deles. Corrigir e disciplinar são partes essenciais do amor”.
Andreia Pimentel, 47 anos, também esteve em ações anteriores da FTU com foco na família. Ela conta como foi encontrar os voluntários: “Ajudaram muito com orientações e com as dúvidas que tive”. Pimentel deixa um recado para os pais: “É importante sempre estar disposto a ouvir e mostrar interesse pelo que seu filho tem a dizer. Assim, ele saberá que tem apoio dentro de casa”.
A Força Teen Universal é destinada a adolescentes, entre 11 e 14 anos. O programa social promove atividades esportivas, artísticas e culturais para criar um ambiente mais saudável em que os adolescentes possam se desenvolver junto a suas famílias.