Dancinhas, lives, NPC: o que esperar da nova geração?

Novas tendências surgem todos os dias e seduzem os mais jovens. Entenda

Imagem de capa - Dancinhas, lives, NPC: o que esperar da nova geração?

No TikTok uma nova tendência tem roubado a atenção das pessoas, fazendo-as imitar personagens em troca de dinheiro.

Entenda:

Nas “lives NPC” os usuários fazem vozes infantilizadas, caracterização com maquiagem, apetrechos e movimentos repetitivos em reação ao que os espectadores mandam durante a transmissão…

Para quem não sabe o que é, NPC significa o “personagem não jogável” dos videogames, uma espécie de figurante. Mas agora, nas redes sociais, é como se eles ganhassem vida, quando as pessoas começam a imitá-los, ao vivo, enquanto quem assiste retribui com dinheiro.

Com essa moda, quanto mais tempo de transmissão ao vivo, mais dinheiro conseguem ganhar e isso tem se tornando um vício, tanto para quem faz, quanto para quem assiste. Nessa “brincadeira” as pessoas têm ganhado de R$ 1 mil até 30 mil reais. 

O que você precisa saber:

O programa Fala Que Eu Te Escuto falou sobre o assunto e discutiu o que se pode esperar dessa nova geração, que está disposta a se submeter a isso, em vez de estudar, fazer uma faculdade e ter um emprego.

Durante o programa, uma psicóloga observou que isso demonstra como o ser humano tem muita coisa para resolver emocionalmente. E destacou que quem paga por essas lives pode estar alimentando uma vontade de controlar a outra pessoa, alertando sobre a necessidade de uma atenção maior com crianças e adolescentes que estão expostas a esses conteúdos.

“Você vai se viciando, a dopamina vai aparecendo, te dá aquela sensação de prazer, e você fica 5, 8 horas e parece que só passou uma hora”, disse

Já uma pesquisadora digital declarou que esse tipo de entretenimento é um verdadeiro desserviço. “Temos uma promessa de dinheiro fácil que seduz, mas tem uma nuance que precisamos observar: até que ponto vale transformar a si mesmo em uma mercadoria? E isso está levando embora as pessoas que estão em busca de outros conteúdos, e como outras modas que a gente já teve, essa é uma moda que veio, mas irá passar”, afirmou.

Clique aqui e assista o programa completo.

O que analisar:

Os principais seduzidos pelas novas trends da internet são os adolescentes e jovens, que facilmente se deixam levar pelas facilidades que lhes são propostas.

A falta de experiência e maturidade faz com que eles se deixem levar pelo que “todo mundo” está fazendo e por mais que essa seja uma tendência “inofensiva”, diante de tantas outras que colocam em risco a própria vida (veja aqui), o impacto social que pode trazer para o seu futuro é muito grande.

Como pontuado pelas especialistas durante o programa, a proposta de dinheiro fácil pode fazer o adolescente pensar que não precisa mais estudar e tampouco construir uma carreira, afinal, é só fazer uma transmissão ao vivo para ganhar dinheiro.

É neste ponto que é importante os pais estarem presentes e incentivarem o diálogo com os filhos, e esses precisam aprender a se comunicar com os próprios pais. 

“O adolescente está descobrindo as coisas e esse é o perigo, pois a maioria do que é apresentado é o errado. Existem muitos caminhos errados, mas apenas um é certo. Estamos vivendo na época da comunicação, mas mesmo com tanta oferta de tecnologia, os jovens têm dificuldade de fazer a verdadeira comunicação. Olhar nos olhos e falar com os pais, falar o que está acontecendo com você e ter esse relacionamento real e não virtual”, aconselhou o Bispo Renato Cardoso, durante uma mensagem especial às famílias, na última quinta-feira (05). 

Veja também:

O que crianças e adolescentes estão fazendo na internet?

Desafios na internet colocam a vida de crianças e adolescentes em risco

Desafio de fumar cotonete viraliza no TikTok

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock