Mega Help 2023 reúne milhares de jovens
O maior evento de valorização à vida do mundo conscientizou sobre a importância do cuidado com a saúde mental
A saúde mental é um dos principais temas abordados pelos órgãos de saúde, visto que o agravamento das condições relacionadas ao bem-estar emocional (depressão, ansiedade e síndromes) tem sido responsável, anualmente, por 100 mil casos de suicídio nas Américas, principalmente entre os jovens de 15 a 29 anos. O número foi apontado pela pesquisa da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que ainda divulgou que 80% dos que sofrem com transtornos psicológicos não recebem a atenção necessária.
E foi pensando em destinar cuidado emocional ao púbico jovem que, no dia 14 de outubro, a segunda edição do Mega Help, iniciativa do Projeto Help, promoveu a superação e a valorização da vida em evento que reuniu milhares de pessoas nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal. Outros 45 países também aderiram à corrente pelo bem-estar emocional na juventude.
Entre as localidades brasileiras, destacaram-se os Estados do Rio de Janeiro, que reuniu cerca de 15 mil pessoas na Marquês do Sapucaí; e São Paulo, que recebeu mais de 30 mil jovens no Sambódromo do Anhembi, todos motivados a vencerem seus conflitos internos e transformarem seus traumas em uma história de esperança e recomeço.
Promovendo a superação
“Ouvir, entender e ajudar” foi o ideal promovido pelo Mega Help 2023. O responsável nacional pelo Help, Bispo Celso Júnior, que participou do evento em São Paulo, conta que é possível notar “que muitos não têm uma referência boa na própria casa, são jovens deprimidos, que se automutilam, que têm pensado e até tentado o suicídio. E, com uma plataforma totalmente jovial e saudável, no Mega Help, eles são ouvidos e não julgados”. Para isso, centenas de voluntários, muitos dos quais um dia também enfrentaram e superaram problemas semelhantes, prestaram atendimento no Cantinho do Desabafo, um local reservado para que cada jovem, individualmente, pudesse desabafar, conversar e receber orientação. Esse espaço, já tradicional no Help, oferece atenção aos jovens que buscam acolhimento e um lugar para conversar sobre suas questões emocionais. Uma das beneficiadas pela ação foi a promotora de eventos Talita Aparecida Vilela Rodrigues, que esteve no Mega Help pela primeira vez e recebeu o auxílio dos voluntários. Ela conta sua experiência: “o Help é uma ajuda maravilhosa no qual não só eu, mas outras pessoas que passam por problemas semelhantes aos meus ou maiores podem encontrar a ajuda que de fato buscam, além de aprender a como superar os problemas”.
A programação paulista do evento também contou com dinâmicas motivacionais, como a Escalada da Superação (um rapel personalizado exclusivamente para a ocasião), e apresentação de diferentes atrações culturais, como a Banda FJU e o musical E se?, do grupo Força Jovem Universal (FJU).
Além disso, um Show de Talentos entre as instituições de ensino atendidas pelo Help agitou a torcida. A competição organizada em parceria com a Prefeitura de São Paulo mobilizou estudantes de dez escolas de diferentes regiões que fizeram apresentações de canto, dança e banda e foram avaliados por uma banca de jurados formada pelos apresentadores da Record TV, Celso Zucatelli e Renata Alves, e pelo ator Dudu Pelizzari, intérprete de Abner na série Reis. A Escola Estadual Alcyr Oliveira Porciuncula foi a grande vencedora com a exibição de uma música autoral, que propagou a importância do cuidado com a saúde mental e o lema central do movimento, que foi Não te julgo, te ajudo!
O valor interior
Em São Paulo também aconteceu uma palestra dos escritores Renato e Cristiane Cardoso, que mostraram que o valor de cada jovem não está condicionado ao que a sociedade determina e que é preciso que cada um entenda o seu real valor. Eles explicaram que, ainda que sejam estimados por familiares e amigos, aqueles que não possuem o entendimento sobre sua importância perdem a visão do seu valor e aceitam os pensamentos que dizem o contrário, mesmo que não seja verdade.
Renato e Cristiane esclareceram que ninguém pode ser medido por aquilo que é dito a seu respeito, mas apenas pelo que Deus faz por cada um. Conforme explicou Cristiane, “a mudança está no entendimento”. Ela convidou os jovens a colocar em prática o aprendizado e a jamais permitirem que outros anulem o seu valor definido por Deus.
Uma história para se inspirar
Durante o evento, voluntários do Projeto Help usaram sua própria história de superação para motivar os presentes. Um desses voluntários foi a estudante Julia Eduarda de Jesus Novais, de 18 anos, que perdeu a essência de seu valor para os traumas que colecionou durante a infância e a adolescência. Um lar desestruturado somado aos abusos que sofreu foram suficientes para que ela desenvolvesse quadros de depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
Com muitas feridas abertas, Julia procurou no mundo da prostituição e nos vícios o alívio para a sua dor, mas o seu problema se agravou ainda mais com o falecimento de seu pai e mais quatro familiares no mesmo período. “Eu era completamente frustrada. Eu não via mais solução, achava que era o fim e que não teria como mudar aquela situação na qual eu estava”, relembra.
No entanto o Projeto Help mostrou que o seu valor é maior do que sua dor e que é possível superar as marcas do passado. “O Help me fez entender que o forte não é aquele que se acha autossuficiente, mas, sim, aquele que procura ajuda. E foi assim que fiz do fim um novo recomeço”, conta.
Hoje Julia experimenta diariamente a alegria pela vida e, como voluntária do Projeto Help, relata que tem a oportunidade de usar a sua história de superação como motivação para os que passam pelo que um dia ela passou. Ela ainda afirma que a superação existe e “vem para todos os que dão uma oportunidade para o Projeto Help, assim com um dia eu fiz!”
Para conhecer mais sobre o Help e dar esta oportunidade a si mesmo, acesse o site www.projetohelp.com e descubra com o projeto o caminho para se superar e escrever uma nova história.