Iniciativa promove a conscientização sobre o câncer de mama no Brasil e em mais 50 países
Evento voltado para a terceira idade beneficiará, somente no Brasil, 27 mil pessoas neste final de semana
Em alusão a campanha “Outubro Rosa” — que atua na conscientização do câncer de mama —, o programa social Calebe Universal realizará, nos dias 21 e 22 de outubro, uma série de eventos para ajudar na prevenção da doença entre a população idosa, em todo o Brasil e em mais 50 países.
O evento contará com uma palestra de conscientização e prevenção do câncer de mama, a fim de disseminar informações que ajudem na identificação de forma precoce e no tratamento da enfermidade. Em algumas regiões haverá, inclusive, atendimentos gratuitos com profissionais da saúde que realizarão exames e, em caso de diagnóstico positivo, as pacientes serão amparadas por psicólogos.
O biomédico José Victor Gonçalves diz que está bastante animado para palestrar no evento do Calebe, em Santa Catarina. “Tendo em vista a relevância do assunto e levando em consideração que muitos negligenciam a saúde por falta de informação, então, qualquer oportunidade de conversar e instruir, principalmente neste mês de conscientização, é muito proveitosa”.
O movimento será promovido pelo programa social em cerca de 2 mil localidades, espalhadas pelos 26 estados e no Distrito Federal. Com isso, a estimativa é que as ações beneficiem cerca de 27 mil brasileiros.
A piauiense Deusimar Silva Lima, 57 anos, conta que é a primeira vez que participará de um evento como esse, do “Outubro Rosa”. “Tenho grandes expectativas, até porque nunca participei, acredito que será muito importante, pois vamos absorver informações a respeito dessa doença”.
“Este evento é de suma importância, afinal, o câncer de mama não escolhe idade. Estaremos trazendo informações e também conscientizando sobre os métodos de prevenção e cuidados com a saúde, justamente porque essa doença atinge grande parte da população e queremos trabalhar para que as orientações alcancem o máximo de pessoas, combatendo essa difícil realidade em nosso país”, explica o responsável pelo Calebe Universal, Valter Pereira.
Ações que ajudam a prevenir
Uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é que, entre 2023 e 2025, sejam diagnosticados quase 74 mil novos casos de câncer de mama no país, e que estes causem 18 mil mortes.
Embora as estatísticas tragam preocupação, há algumas medidas que podem ajudar na prevenção primária da doença, por exemplo: praticar atividades físicas, adotar uma alimentação mais saudável e manter o corpo ideal.
Muito além dos eventos de conscientização que o Calebe — mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus — realizará neste final de semana, o programa social desenvolve, frequentemente, ações que contribuem para a saúde e bem-estar da população idosa.
No mês de fevereiro, o grupo realizou o evento “NutriAção” — com palestras, atividades físicas, orientações com nutricionistas, workshops de receitas saudáveis e atendimentos — em 1,6 mil localidades brasileiras e em mais 60 países.
Além disso, por meio do projeto “Calebe Bem-Estar”, o programa social promove periodicamente a prática de atividades físicas, que promovem um envelhecimento saudável e qualidade de vida à terceira idade. Em 2022, as ações realizadas pelo grupo beneficiaram 3,3 milhões de pessoa no Brasil e Exterior.