O que seus pensamentos têm a ver com o seu sono?
Confira o que mostrou uma pesquisa da Universidade de Oxford sobre o assunto
Segundo estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% da população brasileira sofre de problemas que impactam a qualidade do sono, entre eles, a insônia. As causas podem variar, mas os pensamentos ao deitar na cama ganham o protagonismo.
Entenda:
- Publicado recentemente na revista Sleep, a pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, aponta que os pensamentos antes de dormir têm diferentes impactos na qualidade do sono.
- Pessoas que indicam uma boa qualidade de sono relatam possuir pensamentos de imagens sensoriais visuais conforme adormecem – como as experiências vividas em um sonho.
- Já pessoas que declaram ocupar a sua mente com pensamentos com situações desagradáveis, resolução de problemas, planejamentos futuros, foco em ruídos e preocupações gerais com a falta de sono apresentam quadros sérios de insônia, ansiedade ou estresse.
Estratégias:
Para contribuir com a boa qualidade do sono, cientistas desenvolveram técnicas além de aconselhar métodos que prometem ajudar no controle de pensamentos pré-sono. Veja alguns deles:
- Reorientação cognitiva
A ideia incentiva a criação de histórias, “cenários falsos” agradáveis ou tarefas cognitivas envolventes que ajude a relaxar e não gere agitação até que o sono venha. Se você gosta de decoração de interiores, por exemplo, pode se imaginar redesenhando um cômodo da casa. Ou, caso goste de músicas pode recitar mentalmente uma de suas letras favoritas.
- Meditação ou atenção plena
Para especialistas, apesar de um método antigo, a meditação ou atenção plena pode auxiliar no autoconhecimento de seus pensamentos e ideias, de forma que estes não lhe consuma.
O maior de todos os métodos:
Todos os métodos citados anteriormente são em termo de tratamento para problemas relacionados a má qualidade do sono, portanto, prometem apenas controlar os seus impulsos do pré-sono. No entanto, existe um método eficaz que garante a qualidade do seu sono e auxilia o desenvolvimento do seu dia: meditar na Palavra de Deus.
“Meditar não é simplesmente ler, mas refletir e trazer para a própria vida as instruções reveladas pelo Espírito Santo. A meditação constante nas Escrituras e sua consequente prática fazem a pessoa conhecer os Pensamentos de Deus, Suas vontades e Seus conceitos sobre todos os aspectos da vida”, esclarece o Bispo Edir Macedo em suas anotações de fé na Bíblia Fiel Comentada.
Com isso, é válido dizer que aqueles que ocupam a sua mente com os Pensamentos de Deus, ou seja, com a Sua Palavra não se deixam consumir pelas preocupações dos problemas passados ou vindouros. Quem medita constantemente nas Escrituras Sagradas são por ela fortalecidos e, assim, desfrutam da paz do Altíssimo, seja durante o dia ou na noite.
Por isso, se você sofre com algum problema relacionado ao sono, experimente se preencher com a Palavra de Deus ao acordar e antes de dormir, e invista não somente na qualidade do seu sono, mas no desenvolvimento completo de sua vida.
“Feliz quem na lei do Senhor encontra sua alegria e nela medita dia e noite.” (Salmos 1.2)