DESÂNIMO E FALTA DE FORÇAS: POR QUE VOCÊ SE SENTE ASSIM
Você está desanimado e sem forças? Como se tivesse um peso nos seus ombros? O rei Davi passou por isso e mostra como saiu dessa situação
Desânimo e momentos de fraqueza vêm para todos nós. Este não é o problema. O problema é quando o desânimo faz parte da sua vida e a falta de forças se torna o seu comum. Você, normalmente, está se sentindo fraco, desanimado. Você tem momentos de ânimo, mas o seu estado normal é de desânimo. O que pode estar por trás disso?
“Porque males sem número me têm rodeado” (Salmos 40:12).
O salmista, o rei Davi, sabia muito bem o que era estar rodeado de males e de mal. Por muitos anos, ele foi perseguido, caçado. Ele vivia escondido em cavernas. Essas palavras eram de alguém que sabia o que era estar rodeado por inimigos. Talvez, você esteja rodeado por problemas e não há dúvidas de que quando estamos assim o desânimo bate.
Mas outra coisa também pode acontecer: um gigante pode nascer. Nós podemos crescer para cima desses problemas. Você sabe que quando a pessoa está diante de uma situação ameaçadora, ela descobre uma força que ela não sabia que tinha. Ou seja, se a pessoa não tivesse pensado, ela não teria pulado um muro alto, mas por buscar a sobrevivência, ela descobriu uma capacidade que ela não sabia que tinha. Você pode despertar esse gigante que está dentro de você e você pode vencer todos esses males, como Davi fez inúmeras vezes em sua vida.
“[…] as minhas iniquidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração” (Salmos 40:12).
Preste atenção: Davi estava desanimado não por causa dos inimigos, mas por causa das iniquidades que o prenderam de tal modo que ele não podia olhar para cima. A razão por trás do desânimo, que muitos enfrentam diariamente (a pessoa não consegue nem tomar banho, sair da cama), é porque, talvez, eles estejam carregando uma culpa. Você não se perdoa e todos os dias isso está diante da sua memória. E você fica neste estado de morte em vida.
Então, qual é a saída? Como o rei Davi se livrou disso? Você encontra a resposta no Salmo 51, quando ele abriu o coração, se humilhou, confessou o pecado, pediu perdão, reconheceu que errou e se lançou aos pés de Deus pedindo misericórdia. Ele creu não porque merecia perdão, porque ninguém merece perdão. E, naquele momento, Deus o perdoou, tirou o fardo, a culpa. Aquele que não podia olhar para cima, passou, agora, de cabeça erguida, a agradecer a Deus e recuperou o que tinha perdido.
É isso também que Deus quer fazer por você. Se você está tão mal que não consegue olhar para cima, não consegue fazer uma oração, então, inicialmente, olhe para baixo mesmo e peça perdão, arrependa-se do que você fez, creia na promessa que diz “se nós confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar” (1 João 1:9). Faça valer essa promessa na sua vida.
Uma vez este peso das suas culpas tirados do seus ombros, você vai ver que a culpa vai deixar você e as forças vão voltar.
Confira esta mensagem na íntegra no vídeo acima.