Você usa o tempo a seu favor no trabalho?
Veja se você age corretamente e o que fazer caso precise realinhar a sua conduta para ascender em sua carreira
Nem todos percebem que usar o tempo a seu favor é algo mais do que necessário atualmente. Entretanto a vida corrida e as diversas tarefas do cotidiano mostram que gerenciar o tempo de forma positiva pode diminuir o estresse e melhorar a nossa qualidade de vida. Também há benefícios quando esse gerenciamento é aplicado às nossas atividades profissionais. Como há muitas pessoas que ainda não sabem como fazer isso, a Folha Universal conversou com especialistas para que os leitores possam entender essa gestão e colocar os ensinamentos em prática.
Para Geovana Rocha, fundadora e diretora de operações da Wide Brazil People, especializada em auxiliar empresas estrangeiras na contratação de profissionais no Brasil, controlar o tempo é uma habilidade muito valiosa e ela pode ser adquirida. “O gerenciamento de tempo é basicamente a forma de usar seu tempo de maneira eficiente para alcançar aquilo que você busca, não desperdiçar tempo com atividades que não trarão grandes benefícios e realizar tarefas que você precisa cumprir de uma forma mais produtiva”, explica.
Ela avalia que o gerenciamento adequado do tempo traz melhores resultados tanto para a carreira como para a vida pessoal. “A qualidade do seu trabalho será melhor porque você dedicará um tempo específico a cada tarefa. Então, a curto prazo, isso já vai ser percebido, mas, a longo prazo, isso tende a ser ainda mais visível à medida que os projetos se concretizem. Há ainda aumento da sua produtividade e isso tudo vai auxiliá-lo a atingir suas metas profissionais”, observa.
Para Lucas Gilbert, diretor de produto da fintech Allugator, plataforma de assinatura de eletroeletrônicos da América Latina, a gestão adequada do tempo torna o ambiente profissional mais harmonioso. “A quebra de expectativa é um dos comportamentos que mais geram conflito e frustração. Ela acontece, por exemplo, quando você acha que a pessoa vai cumprir o prazo determinado e ela não cumpre. Quando você tem uma boa gestão do tempo, não espera nada antes do que está previsto e sabe que existe um período reservado para realizar aquela tarefa. Tudo é muito mais combinado: os prazos são muito mais certos e as pessoas ficam menos ansiosas porque sabem quando as coisas acontecerão”, analisa.
Contudo, para que isso ocorra, é preciso manter a agenda organizada. “Eu gosto de colorir as tarefas na minha agenda e marcar compromissos diferentes com cores variadas, como os de cunho pessoal, as reuniões na empresa e com algum agente externo da organização, para foco no trabalho produtivo, comigo mesmo, etc. Então, eu consigo bater o olho na minha agenda e já sei o que vou fazer naquela semana e também o que eu consigo agendar”, diz Lucas.
Geovana sugere uma hierarquia na hora de estabelecer as prioridades. “Meu conselho é que você comece com pequenos passos e vá progredindo. Então, estabeleça metas claras, priorize tarefas, adote algumas técnicas, algumas ferramentas que possam funcionar para você na gestão do seu tempo e seja consistente. Não podemos começar a semana fazendo algo e, de repente, ignorar o que estávamos fazendo porque tudo vai voltar para o mesmo lugar que estava antes. Outro ponto importante é termos flexibilidade e estarmos abertos a nos ajustarmos de acordo com as situações que ocorrerem à nossa volta”, avalia.
O valor do tempo
Em palestra realizada na Inglaterra há alguns anos, o Bispo Renato Cardoso observou que o tempo é algo intimamente ligado a Deus e citou a Bíblia para explicar essa relação: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmos 90.12).
“Basicamente, a Bíblia mostra a importância de entender o valor do tempo e como a vida é curta e que, se Deus nos ensinar a valorizarmos o nosso tempo e a usá-lo com sabedoria, então nos tornaremos sábios. E, se você for mais inteligente que a maioria das pessoas, estará à frente delas, tomará decisões melhores, sua vida será melhor do que a de uma pessoa comum e você terá mais dinheiro do que a maioria das pessoas”, disse.
Contudo o Bispo afirmou que ninguém é dono do tempo. “O tempo é nosso dono. É por causa dele que muitas pessoas ficam desanimadas, porque esperam que as coisas aconteçam e elas não acontecem tão rapidamente quanto elas gostariam. O tempo as desgasta. Então, o melhor que podemos fazer com o tempo é aprender a jogar com ele. Aprenda a usá-lo bem e você terá uma compreensão que outras pessoas não têm. Essa é uma das conexões entre o tempo e Deus. Quando você aprende que o tempo é algo tão divino e aprende a respeitá-lo, aprende a usá-lo bem e a entendê-lo”, conclui.
Seu tempo com Deus
Faça como milhares de pessoas que estão direcionando suas carreiras e reserve um tempo para estar exclusivamente com Deus. Participe da reunião Prosperidade com Deus, que oferece orientações sobre a vida profissional e empresarial. Ela acontece sempre às segundas-feiras, em todos os templos da Universal.