Dislexia: Enxergando além das dificuldades
Você conhece o transtorno que afeta quase 8 milhões de brasileiros?
Você já ouviu falar de dislexia? É um transtorno de neurodesenvolvimento que afeta habilidades fundamentais de leitura e linguagem. Esse distúrbio de aprendizagem impacta significativamente o desempenho acadêmico e profissional na vida adulta. Existem diferentes graus de dislexia e os indivíduos têm dificuldades de decodificar estímulos escritos e símbolos gráficos, o que compromete sua capacidade de ler e escrever fluentemente.
De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), trata-se do distúrbio mais comum nas salas de aula e ele afeta entre 5% e 17% da população mundial. No Brasil, estima-se que mais de 7,8 milhões de pessoas sejam disléxicas, o que corresponde a aproximadamente 4% da população do País.
Atualmente, não há cura definitiva para a dislexia. No entanto, com intervenção precoce, estratégias de aprendizagem adaptadas e apoio contínuo, os indivíduos com dislexia podem aprender a gerir e superar os desafios associados ao transtorno. O tratamento é personalizado e leva em conta o grau de dislexia e as dificuldades individuais. Ele também pode envolver terapias.
Crianças com dislexia muitas vezes enfrentam dificuldades na escola e são alvos de bullying e piadas inconvenientes por parte dos colegas, em razão de suas dificuldades de aprendizado. Por isso, é importante que o diagnóstico precoce seja feito, uma vez que ele poderá evitar problemas relacionados à autoestima e interferências nos planos de vida dos indivíduos afetados. Infelizmente, muitas vezes os disléxicos são rotulados como preguiçosos ou indisciplinados, mas ressalta-se que é fundamental preparar a sociedade, especialmente famílias e escolas, para identificar e abordar o problema e, com isso, garantir o sucesso acadêmico e profissional dos acometidos pelo distúrbio.
A Lei nº 13.085/2015 foi instituída para promover a conscientização e realizar eventos sociais, educativos e culturais que ampliem o conhecimento sobre a dislexia e também tem o objetivo de combater preconceitos e enfatizar a importância do tratamento e do diagnóstico adequado dessa perturbação.
Obtenha mais informações sobre a dislexia no infográfico abaixo: