Entenda como é possível um corvo alimentar uma pessoa
O que Deus quis ensinar quando ordenou que uma ave tão egoísta sustentasse o Seu servo?
Após profetizar que a seca viria sobre Samaria por causa da idolatria, a qual o povo havia se entregado, Elias recebeu ordens de Deus para que saísse daquele lugar.
“Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.” 1 Reis 17.2,3
Mas, algo inusitado aconteceria: o Senhor o sustentaria com carne e pão trazidos por corvos.
“E há de ser que beberás do ribeiro; e Eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.” 1 Reis 17.2-6
Se já é surpreendente fazer com que pássaros tragam alimento a uma pessoa, mais ainda quando se trata de um corvo. Essa ave não era bem vista naquela época por causa das suas características, um tanto quanto, peculiares.
Muitos povos antigos, por causa da aparência sombria e do som que emitem, acreditavam que quando um corvo aparecia era sinal de mau agouro ou prenúncio de morte.
Pela Lei Mosaica, o corvo era considerado um animal imundo – Levítico 11. 13-15 –, pois se alimenta de cadáveres em decomposição. Outro aspecto é o fato de serem egoístas. Eles não conseguem dividir seu alimento nem mesmo com seus filhotes.
Em suas anotações de fé, o Bispo Edir Macedo ressalta que, mesmo tendo características tão ruins, para atender à necessidade do Seu servo Elias, Deus mudou a natureza de alguns corvos, de egoísta para altruísta.
“Diante da grande seca e fome da época, jamais um corvo renunciaria, por vontade própria, ao alimento para dar a um homem. No entanto, eles obedeceram à ordem Divina e entregaram pão e carne a Elias todos os dias”, explicou o Bispo.
Duas lições preciosas podemos tirar dessa situação:
A primeira é que o nosso Deus nunca desampara os que O servem de todo o coração. Em toda situação, por pior que seja, Ele entra com providência, até mesmo transformando a natureza de uma ave.
“O sofrimento não é motivo para o desespero, e, sim, uma oportunidade para crer. Do mesmo modo que Deus supriu a fome do Seu servo, se você clamar e confiar, Ele providenciará o que você necessita, nem que seja de maneira inusitada”, afirmou o Bispo.
A outra lição é que se uma ave pode ser transformada, a fim de servir aos propósitos Divinos, qualquer um pode ser transformado. Basta reconhecer que necessita de Deus e se entregar sem reservas ao Senhor Jesus.
Recentemente, na macrossérie Jezabel, foi exibida esta cena em que Elias recebe a providência Divina, em meio à seca que sobreveio em Samaria.
Assista no vídeo abaixo como foi essa cena:
Uma nova pessoa:
“E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem.” 1 Samuel 10.6
Muitos desejam ser diferentes, e até tentam com suas próprias forças. Porém, a transformação do interior de uma pessoa é obra exclusiva do Espírito Santo.
Somente quando alguém recebe a Plenitude da Presença de Deus dentro de si poderá ter um novo coração e ser, verdadeiramente, uma nova criatura.
Se você deseja esse avivamento espiritual, participe dos encontros que acontecem no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa.
E não deixe de acompanhar aqui no portal Universal.org mais informações sobre os capítulos de Jezabel, além das lições de fé que podemos extrair dessa história.