Conheça as 5 principais razões do divórcio, segundo estudo
Aprenda e saiba como investir em um relacionamento sem prazo de validade
Em 2023, o relatório de Estatísticas do Registro Civil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que o País ultrapassou a marca de 1 milhão de divórcios extrajudiciais. Um crescimento significativo nos casos de separação conjugal que não é uma exclusividade do Brasil.
Recentemente, o periódico “Marriage & Family Review” (“Revisão de Casamento e Família”, traduzido para o português) exibiu um estudo expondo as 5 principais razões que interferem no relacionamento a dois, levando muitos casais pelo mundo a optarem pelo divórcio. Veja:
1. Priorizar necessidades individuais
De acordo com os pesquisadores, o ato de priorizar desejos pessoais em detrimento das necessidades do casamento é um decisão que abre brechas para uma aceitação passiva, que, futuramente, ocasiona inúmeras circunstâncias desagradáveis e sentimento de insatisfação no relacionamento.
2. Tolerar comportamentos negativos
Não confrontar hábitos e ações negativas também torna-se um problema. A passividade de um cônjuge ou a falta de comunicação entre o casal impacta a permanência de problemas que influenciam diretamente o casamento.
3. Desrespeitar limites do relacionamento
Ainda, o estudo indica que estabelecer limites pessoais é saudável para o relacionamento, mas desrespeitá-los pode causar inúmeros conflitos. Negligenciar e menosprezar os limites do cônjuge é o mesmo que criar uma desconexão entre o casal, implicando no equilíbrio e na harmonia do casamento.
4. Estresses externos
Problemas externos como a perda de um ente querido, uma doença crônica, questões financeiras, entre outras adversidades podem influências significativamente a relação harmoniosa de um casamento. Por isso, segundo os pesquisadores, é importante desenvolver mecanismos para lidar com tais dificuldades. Confira algumas das maneiras indicadas:
- Fortalecer o vínculo conjugal por meio da construção de um ambiente seguro para um diálogo aberto;
- Priorizar o desenvolvimento de atividades e tempo de qualidade juntos;
- Incentivar o autocuidado individual.
5. Incertezas
Quando o(a) seu(ua) parceiro(a) possui dificuldades para definir desejos e necessidades, isso pode interferir na conexão presente no casamento. Com isso, é importante exercitar a paciência e empatia, a fim de auxiliar na autorreflexão. Além disso, expressar os seus anseios pessoais e apoiar o seu cônjuge também é importante para lidar com as incertezas.
Leia também: Consequências do divórcio e como fazer para salvar o seu casamento
Aprenda a ter um casamento à prova de divórcio:
Se você deseja entender a fundo como investir em um relacionamento sem prazo de validade e desfrutar dos benefícios de um amor inteligente, nesta quinta-feira, às 20h, participe da Terapia do Amor, no Templo de Salomão, ou busque uma Universal mais próxima e participe!