Parceria entre EVG Libras e Projeto Ler e Escrever possibilita a formatura de alunos surdos em Alagoas

Alunos tinham o acompanhamento de um intérprete de Libras durante as aulas. Entenda

Imagem de capa - Parceria entre EVG Libras e Projeto Ler e Escrever possibilita a formatura de alunos surdos em Alagoas

Recentemente, dois alunos surdos, integrantes do EVG Libras da Igreja Universal, grupo responsável pela evangelização por meio da Língua Brasileira de Sinais, se formaram no curso de Alfabetização do projeto Ler e Escrever, mantido pelo grupo Calebe de Alagoas.

Eles participaram das aulas com os demais alunos do curso, porém, com o acompanhamento de uma intérprete que traduzia em Libras todo o conteúdo das aulas.

Missão desafiadora:

Para a professora do projeto Ler e Escrever, Rosângela Régia Fidelis Pereira, de 61 anos, a experiência de alfabetizar dois alunos deficientes auditivos foi gratificante e, ao mesmo tempo, desafiadora.

  • “Foi um prazer dar aulas para os surdos, pois foi minha primeira experiência assim, e eles desenvolveram muito bem todo o aprendizado. Foi desafiador para mim, mas muito proveitoso”.
O que os alunos surdos disseram:
  • “Amei participar do projeto, pois eu pude desenvolver melhor a escrita e aprendi também sobre as sílabas, achei especial esse projeto”, disse a surda Simone da Silva, de 46 anos, uma das formandas.
  • Participando do Projeto Ler e Escrever, eu aprendi a escrever, pude compreender mais sobre a leitura, sobre as letras e sílabas, destacou o surdo José Ilton dias dos Santos, de 36 anos.

Luana Barcelo, esposa do Pastor Lucas Gabriel, responsável pelo EVG Libras de Alagoas, destaca que quando chegou à Universal, José Ilton não sabia ler e escrever e nem sabia a Língua de Sinais. “Aprendeu tudo na igreja”.

Sobre o EVG Libras:

Luana esclarece que o principal objetivo do grupo de Libras é levar a acessibilidade e inclusão para as pessoas que são surdas.

  • “Por isso, contamos com o apoio de intérpretes e voluntários que nos auxiliam nesse trabalho, nos principais horários das reuniões na igreja, sempre temos intérpretes que ficam à disposição nas reuniões para interpretar para os surdos tudo o que o Pastor ou Bispo fala na reunião, levando a Palavra de Deus para eles por meio dos sinais”, diz.

Além disso, o grupo realiza evangelização semanal, núcleos de oração nas casas dos surdos e visitas.

Para saber mais sobre o trabalho do EVG Libras acesse o perfil oficial do grupo no Facebook.

 

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Cedidas