Você já definiu suas metas profissionais para 2024?
Saiba qual é a importância dessa ação e como executá-la ao longo do ano
Começar o ano estabelecendo resoluções é algo bastante comum. Para muitas pessoas, essa atitude se estende aos relacionamentos, aos estudos, à área profissional e também à carreira. O grande problema é que muitas delas acabam desistindo das metas estabelecidas em pouco tempo. Um levantamento da Forbes Health com a empresa internacional de pesquisa One Poll, por exemplo, apontou que muitos mantêm o foco de atingir as resoluções que traçaram no Ano-Novo por, no máximo, três meses.
Beatriz Brandão, psicoterapeuta e mestra em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que atua no desenvolvimento dos potenciais humanos com técnicas de autoconhecimento, sugere desmembrar objetivos maiores em metas menores para poder atingi-los: “ao dividi-los em etapas menores, as pessoas têm a chance de acompanhar seu progresso de maneira mais eficaz e se sentem mais motivadas ao verem o que já alcançaram, o que também ajuda a identificar áreas que necessitam de mais atenção e ajustes em direção ao objetivo maior”.
Ela destaca que o passo inicial é realmente definir metas: “quando uma pessoa tem metas claras, ela sabe para onde está indo e pode orientar suas ações e esforços de acordo com elas. Além disso, as metas ajudam a manter o foco e a determinação, oferecendo uma estrutura que permite acompanhar o progresso e avaliar o sucesso, aumentando a autoconfiança e a sensação de realização”.
O cumprimento de metas de trabalho e carreira também tem uma importância significativa. “Alcançar metas estabelecidas não apenas demonstra competência e comprometimento, mas também contribui para a sensação de realização pessoal e profissional. Ao cumpri-las, os profissionais podem ser reconhecidos por suas habilidades e esforços, o que pode influenciar positivamente a progressão na carreira e o avanço para novas oportunidades e objetivos mais ambiciosos a longo prazo”, avalia.
Mas como estabelecer prioridades? “É crucial considerar a importância relativa de cada tarefa, levando em conta como ela contribui para seus objetivos de longo prazo. Além disso, a urgência e os prazos associados a cada item também devem ser avaliados para determinar a ordem de prioridade. É igualmente importante analisar a disponibilidade de tempo, de recursos e o suporte para concretizar cada tarefa. Por fim, alinhar suas prioridades com sua visão pessoal e profissional pode servir como um guia valioso para determinar onde concentrar seus esforços”, diz.
Para ela, é possível sonhar alto e ainda assim definir metas realistas: “sonhar alto permite que as pessoas visualizem o que desejam alcançar e sintam-se motivadas por aspirações ambiciosas. Por outro lado, estabelecer metas realistas é fundamental para criar um plano acionável e alcançar progresso tangível em direção a esses sonhos. Significa transformar sonhos em objetivos tangíveis, identificando as etapas necessárias para alcançá-los e estabelecendo prazos e métricas claras para medir o progresso”.
O papel do gestor é fundamental para fomentar a motivação e manter o foco da equipe na busca das metas. “Ele deve atuar como um líder inspirador, proporcionando encorajamento, suporte e orientação, promovendo um ambiente de trabalho que incentive a autonomia, o crescimento pessoal e o engajamento dos colaboradores em relação aos objetivos da equipe e da organização como um todo”, esclarece.
Uma forma simples de cumprir metas é o método Smart. “É um acrônimo em inglês para metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo de tempo definido. Ele fornece um guia claro e eficaz para estabelecer objetivos que sejam concretos e alcançáveis, definindo exatamente o que se quer alcançar. A mensurabilidade permite que o progresso seja quantificado e avaliado, enquanto a viabilidade garante que o objetivo seja realista e alinhado com os recursos disponíveis. O prazo definido impõe um limite de tempo, mantendo o foco e a motivação”, afirma.
Ela aconselha que as pessoas estejam dispostas a se adaptarem às mudanças e aos desafios que surgirem no caminho. “Priorizem a automotivação, mantenham-se focadas e comprometidas com seus objetivos e não tenham medo de buscar ajuda quando necessário. Aproveitem as oportunidades de crescimento e estejam abertas a novas experiências e aprendizados”, conclui.
Aliança com Deus
Se você busca uma trilha concreta para cumprir suas metas, participe da reunião Prosperidade com Deus, às segundas-feiras, na Universal. O ano de 2024 chegou com um novo propósito nas reuniões: a Aliança do Pacto com Deus. Ela estará disponível a todos os participantes em todo o Brasil a partir do dia 29 de janeiro.