Os desafios do povo escolhido por Deus rumo a Canaã
A novela A Terra Prometida volta à tela da RecordTV carregada de ensinamentos sobre obediência, fé e confiança
A travessia do rio Jordão, a queda das muralhas de Jericó, a desobediência do povo e a conquista de Canaã. Essas são apenas algumas das cenas icônicas da novela A Terra Prometida, que voltou à tela da RecordTV e já bateu recorde de audiência e ocupou o segundo lugar isolado. Exibida pela primeira vez em 2016, a história foi dividida em 179 capítulos e é uma espécie de continuação de Os Dez Mandamentos.
A novela conta a trajetória do povo escolhido por Deus no deserto rumo a Canaã. Com a morte de Moisés, Josué (interpretado por Sidney Sampaio) assume a missão de guiar os hebreus e liderar o povo nos conflitos contra os inimigos. O primeiro grande desafio era a ocupação de Jericó, mas, para isso, existiam dois grandes obstáculos: o rio Jordão, que estava em seu período de cheia, e as grandes muralhas que cercavam a cidade.
Tendo em vista o tamanho do desafio, a primeira estratégia foi enviar dois espias até Jericó. Lá, eles encontraram a casa de Raabe (Miriam Freeland), uma prostituta que morava em cima dos altos muros. A escolha desse local aos olhos humanos parecia ser aleatória, mas na realidade já era uma providência divina para alcançar uma alma sincera, apesar de tantos erros.“Não precisou muito para que Raabe cresse no Altíssimo.
Ela ouviu pouco sobre Ele, mas foi o suficiente para ter a fé despertada e reconhecê-Lo como Deus Soberano, digno da sua confiança. O contraste que existiu entre a fé de Raabe e a dúvida de alguns filhos de Israel continua nos dias de hoje. Enquanto muitos, apesar de ouvirem, verem e experimentarem o poder de Deus, não se entregam a Ele, outros, nas poucas oportunidades que recebem, se lançam e fazem assim a diferença”, explica o Bispo Edir Macedo no trecho do aplicativo Bíblia Fiel Comentada que trata desse assunto.
Raabe protegeu os espias enquanto eles estiveram em Jericó e em troca recebeu a garantia de que ela e sua casa seriam poupados quando Jericó fosse invadida. O sinal de sua lealdade deveria estar visível na janela: “Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela” (Josué 2.21).
Os detalhes considerados por Deus
A novela A Terra Prometida permite que os telespectadores consigam visualizar tudo que está descrito na Palavra de Deus e o que chama a atenção é o valor que o Criador dá aos detalhes. No caso da travessia do rio Jordão, por exemplo, foi necessária uma preparação: “Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Josué 3.5). Outro ponto a ser destacado é que a Arca da Aliança seguiu à frente do povo, representando a Presença de Deus. “Não havia maneira melhor de provar que o povo não pereceria. O Altíssimo, por intermédio da Arca, estava visivelmente em ação. A Arca também simboliza o Senhor Jesus, que vai à frente e abre o caminho daqueles que O buscam para que avancem em segurança. Quem reconhece suas limitações e depende do Todo-Poderoso não é fraco, mas humilde. No entanto quem rejeita a Sua direção para seguir o próprio rumo mostra orgulho e presunção e, por isso, fracassará. Sem Deus, não há verdadeira segurança”, diz o Bispo Macedo.
Outro ponto importante é a forma como as muralhas de Jericó ruíram. Aos olhos humanos seria impossível vencer essa barreira, mas Deus tinha um plano: um grupo formado por sacerdotes tocando as trombetas, soldados armados e outros homens carregando a Arca da Aliança rodearam a cidade por seis dias e, no sétimo dia, repetiram a ação por sete vezes. Por fim, em meio aos gritos do povo e ao som das trombetas, as pedras que separavam Israel da Terra Prometida ruíram.
Segundo o Bispo Macedo, a conquista da cidade de Jericó traz uma lição a todos, já que mostra a diferença entre aquele que crê e o que não crê em Deus: “quem não crê se apoia na fortaleza que construiu. Quem crê alcança o que lhe pertence, mesmo sem recurso algum. O que não crê vê os esforços de toda a sua vida ruírem. O que crê, por obedecer cuidadosamente, vê nas ruínas oportunidades de recomeço”.
De olho na tela
Nada do que foi escrito nesta reportagem foi um spoiler, afinal, a história essencial consta em detalhes na Palavra de Deus. E vale chamar a atenção para mais um ponto: em meio a tantos conteúdos disponíveis hoje, escolher aqueles que alimentam a fé é uma questão de sabedoria, afinal, eles nos oferecem lições que podem ser proveitosas no dia a dia e nos farão bem. E até aqueles que já leram sobre a trajetória do povo de Israel ou assistiram à novela podem reviver esses momentos para obter novos ensinamentos e ficar atentos aos detalhes e reflexões presentes em cada cena. Acompanhe A Terra Prometida de segunda a sexta-feira, às 15h30, na RecordTV.