SEJA VOCÊ: O PIOR CONSELHO QUE PODE RECEBER
Fuja desse conselho das pessoas ao seu redor, mas siga o conselho que está na Bíblia, aí sim, você será bem-sucedido
Um dos piores conselhos que você pode receber e seguir nesta vida é: “seja você”. O mundo estampa este conselho nas camisetas, nas redes sociais, nas músicas. E, com muito orgulho, diz: “você tem que ser você, você é único”. É uma palavra suposta a motivar a pessoa, a libertá-la de ficar seguindo os outros.
Eu entendo o lado de você não ficar preocupado em olhar para a vida dos outros tentando imitá-los.
É comum um jovem ter ídolos, pessoas que ele admira, que ele acredita terem sucesso. Então, ele começa a imitá-los (no cabelo, na forma de se vestir). O resultado disso é que a maioria dos jovens são cópias. Até mesmo aqueles que dizem assim: “eu sou eu mesmo”, mas eles não têm a consciência de que estão copiando alguém.
É impossível alguém sobreviver sem imitar o que se vê nas pessoas em algum nível, de alguma forma. Isto não é necessariamente ruim. Está escrito assim: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5:1). É comum que o filho, quando criança, queira imitar o pai. Ele quer usar a mesma camiseta, torcer para o mesmo time de futebol. Porém, quando o filho deixa de ser criança e muda para a adolescência, ele quer fazer o contrário do pai. Ele descarta as coisas do pai. Este é o caminho comum que as pessoas seguem. E o adolescente começa a ter problemas, porque ele não imita o pai (que é maduro e o ama) e começa a imitar o pessoal da escola.
Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. A palavra “cristão” significa que somos imitadores de Cristo, porque Ele é o padrão da perfeição, o exemplo de tudo o que uma pessoa deveria almejar ser.
Então, não é errado imitar o Criador. O problema é imitar alguém que nem sabe o que está fazendo da vida e apenas quer lançar moda, ter seguidores.
Voltando ao conselho “seja você mesmo”, por que este é um dos piores conselhos que podemos receber? Pense um pouco: “eu tenho que ser eu. Mas quem sou eu? O que está dentro de mim?” Pela Palavra de Deus, sabemos que dentro de nós há exatamente o contrário do que devemos imitar. Dentro do nosso coração estão os pensamentos maus, adultérios, malícias, ciúmes. Porque nós já nascemos com essa herança de pecado dentro da gente. Então, se eu trouxer isso para fora, eu vou ser insuportável, destruidor de vidas, orgulhoso, tudo de ruim. E isso não vai me trazer felicidade.
Por isso, seguir este conselho é a pior coisa que você pode fazer. Você tem que entender que você não é igual, mas você não está em um padrão em que não precisa melhorar. Você deve procurar imitar Deus (no caráter, nos pensamentos, nos objetivos). O que Jesus faria se estivesse no seu lugar? Imite Quem é digno de ser imitado.
Reflita e confira a mensagem completa no vídeo acima.