Do trauma ao Altar
Antes de se conhecerem, Raquel e Fernando Moura enfrentaram problemas na vida amorosa. Hoje, eles praticam o amor inteligente juntos
A auxiliar administrativa Raquel Moura, de 27 anos, não teve sucesso no início de sua vida amorosa. Ela destaca que, durante certo período, manteve um relacionamento a distância que lhe trouxe muitas decepções.
Além da falta de convivência com o parceiro por causa dos quilômetros que os separavam, ela descobriu que ele era desonesto. “Esse rapaz me fazia pensar que era a pessoa certa para mim, ele se dizia de Deus, mas no final tudo era totalmente diferente do que ele me mostrava. Ele mentia para mim o tempo todo”, conta.
FECHADA PARA RELACIONAMENTOS
A situação piorou depois que o rapaz revelou que mantinha outras atitudes contrárias aos princípios dela. “Ao perceber que ele estava envolvido em comportamentos prejudiciais, como masturbação e pornografia, o aconselhei a buscar ajuda, especialmente por ele ser um colaborador da Obra de Deus. No entanto ele se recusou e, surpreendentemente, tentou me responsabilizar por sua conduta”, diz Raquel. “Decidi parar por ali e me fechei à possibilidade de conhecer alguém, mas, olhando agora para trás, vejo como foi necessário passar por tudo que vivenciei”, avalia.
DIVISOR DE ÁGUAS
Raquel já frequentava a Universal, mas decidiu participar das reuniões da Terapia do Amor só depois do rompimento. Ela relata que isso foi um divisor de águas em sua vida. “Aprendi que o amor é racional, não sentimental. A obediência à Palavra de Deus não é apenas uma questão de seguir regras, mas é a nossa Salvação. A Palavra nos salva de uma vida de dificuldades, amores tóxicos e relacionamentos fracassados”, afirma. O resultado dessa decisão foi uma transformação interna que a guiou em sua busca de um relacionamento saudável.
Fé, amizade e amor
Diferentemente de Raquel, o operador de máquinas Fernando Moura, de 27 anos, vivenciou uma relação de dois anos marcada por brigas, ciúmes e desconfianças. “Essa situação me fez perceber que aquela pessoa não era a ideal para mim. Se eu continuasse com ela, eu sabia que jamais seria feliz na vida amorosa. Desde aquele momento eu já sabia que o Espírito Santo cuidava de mim e do meu coração”, explica ele, que confiou no Altíssimo.
Ele diz que sua participação nas palestras da Terapia do Amor passou de uma mera presença física para uma prática efetiva depois do desgaste emocional que enfrentou: “aprendi a ter mais respeito, a ser um homem de verdade, a ser mais racional e menos emotivo”.
A história de Fernando e Raquel começou no grupo Força Jovem Universal. Depois de três meses de conversas e convívio naquele ambiente de fé e amizade, eles decidiram namorar. Após dez meses, somados namoro e noivado, eles selaram seu compromisso diante do Altar de Deus.
O casamento foi celebrado em 20 de novembro de 2021, na Universal de Guaianases, distrito da zona leste da capital paulista. Desde então, eles seguem praticando o amor inteligente que aprenderam na Terapia do Amor e têm o diálogo como um dos pilares da união. “O resultado do Altar é tudo que eu pedi e além do que um dia imaginei”, afirma Raquel. “O Altar trouxe paz e felicidade para nossa união”, conclui Fernando.