Uma Palavra Amiga para todos
Há mais de quatro décadas, o programa apresentado pelo Bispo Edir Macedo leva mensagens de fé a milhões de pessoas
Diante de problemas e desafios da vida, muitas pessoas procuram uma direção ou uma palavra de apoio que as ajude a encontrar o melhor caminho a seguir. Isso vale para questões internas e também para as mais variadas dificuldades sociais, familiares e econômicas.
É de conhecimento do cristão que a Bíblia é um manual para a vida, pois traz em suas páginas resoluções que servem para qualquer situação cotidiana ou espiritual. Uma parcela da população, porém, ainda não compreende as orientações deixadas por Deus, então como ajudar os que estão aflitos e sem rumo?
Mensagens de ajuda
Desde o início da Universal, o propósito do Bispo Edir Macedo sempre foi oferecer apoio às pessoas que estão perdidas e precisando de ajuda espiritual. E, para concretizar esse desejo, surgiu o projeto de levar a pregação do Evangelho por meio do rádio e da TV. Foi assim que, em 1978, o Bispo Macedo negociou 15 minutos na programação na Rádio Metropolitana, do Rio de Janeiro, para que pudesse levar uma palavra amiga a quem precisasse. “Nosso programa, que inicialmente começava às 22h45, conquistou mais 45 minutos às 7 horas da manhã. Futuramente, chegamos a alugar a Rádio Metropolitana 24 horas por dia”, escreveu o Bispo em seu livro biográfico Nada a Perder 2: Meus Desafios Diante do Impossível.
Seis meses depois, em outubro de 1978, o programa de rádio da Universal, que inicialmente se chamava O Despertar da Fé, também ganhou espaço na TV, na extinta TV Tupi. O programa durava 30 minutos e apresentava uma mensagem simples e ousada, que fazia com que ouvintes e telespectadores tivessem suas vidas transformadas pelo poder de Deus.
Foi assim que surgiu a Palavra Amiga do Bispo Edir Macedo, que se consolidou em todo o Brasil e integrou a grade de programação de diferentes emissoras. Em 1987, o programa passou a ser transmitido às 23 horas, sendo a única atração de rádio que permanece no mesmo horário desde então. “Tenho prazer em me dedicar à programação da rádio desde tempos remotos. Imagino quantos milhões de pessoas foram salvas por uma simples palavra”, acrescentou o Bispo em seu livro.
Acompanhe
Hoje o programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h, às 12h e às 23h; aos sábados, às 6h e às 23h; e aos domingos, às 23h, pela Rede Aleluia. Ele também é transmitido pelo canal oficial do Bispo Macedo no YouTube, pelas páginas dele no Facebook e no Instagram, pela plataforma de streaming Univer Vídeo e pela Record TV. O programa chega a mais de 150 países por meio da Record Internacional.
*Colaborou: Laís Klaiber
Palavras de vida na prisão
“Em 2012, eu estava na penitenciária de segurança máxima federal de Bangu 8, no Rio de Janeiro. Eu tinha sido presa por estelionato e, em meio à solidão e à angústia, achei um aparelho de rádio que sintonizava apenas a Rádio Aleluia. Foi assim que passei a ouvir a Palavra Amiga diariamente, pois o programa tinha mensagens que acalmavam a minha alma, me davam esperança e me ensinavam sobre Fé e Salvação.
Após quase dois anos presa, eu ganhei a liberdade e logo procurei a Igreja Universal. Agora, quase uma década depois, eu tenho o Espírito Santo e sou obreira e voluntária do grupo Universal nos Presídios. Hoje falo sobre o Senhor que libertou a minha alma para outras pessoas que estão em uma situação na qual já estive.”
Débora Cristina Sampaio, de 67 Anos, Empresária
Resposta para muitas perguntas
“Frequentei a Universal desde criança, mas, por conta de problemas amorosos, me afastei de Jesus e fiquei longe de Sua Presença por cerca de um ano. Apesar disso, eu acompanhei alguns programas do Bispo Macedo. Em 2020, voltei para Deus e a Palavra Amiga foi um estímulo para a minha mudança. Hoje o programa faz parte de todos os meus dias, pois cada mensagem estimula o meu crescimento espiritual.
A Palavra Amiga já me ajudou a encontrar a solução para várias perguntas que eu tinha. Dirigido pelo Espírito Santo, o Bispo Macedo já abordou vários temas sobre os quais eu precisava ouvir. Esse programa tem muita importância para a fé cristã e para quem quer viver na total dependência de Deus.”
Jonathan Ferreira Claudio, de 27 anos, Professor de Educação Física