35 mil pessoas auxiliadas

Ação promovida em Moçambique levou alimento e roupas

Imagem de capa - 35 mil pessoas auxiliadas

Ao longo de todo o mês de janeiro, o Anjos da Madrugada realizou uma ação social que incluiu a doação de marmitas, roupas, calçados e livros em diversas regiões de Moçambique e, em alguns locais, também foram oferecidos corte de cabelo e banho. O programa estima ter beneficiado 35 mil pessoas por meio da iniciativa, que contou com o apoio de cerca de 6 mil voluntários e foi realizada em parceria com órgãos públicos locais.

De acordo com o Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas (ONU), Moçambique tem sofrido com um aumento da pobreza no país. Essa realidade se aprofundou entre 2014 e 2020, quando a taxa subiu de 48,4% para 62,8%. No período, a população de indivíduos que vivem na pobreza disparou de 13,1 milhões para 18,9 milhões, ou seja, mais de metade dos aproximadamente 33 milhões de moçambicanos está em situação de vulnerabilidade.

Ajuda humanitária
Responsável pela ação social do Anjos da Madrugada, mantido pela Universal, Obadias Chivite, informa que a iniciativa foi recebida “com muita satisfação” em Moçambique. Ele lembra que, recentemente, o país atravessou um período de fortes chuvas: “várias famílias perderam tudo que tinham”. Esse cenário reforça a importância da realização do trabalho de ajuda humanitária.

Obadias frisa que as ações aconteceram em dez províncias, como Nampula, Zambézia e Manica, e se espalharam por 14 cidades, a exemplo da capital, Maputo.

Além do suporte emocional concedido aos que o buscaram, em todos os locais contemplados, foram doados mais de 10 mil livros, 25 mil pares de calçados, 111 mil peças de roupa e 37 mil marmitas.

imagem do author
Colaborador

UNICom / Fotos: Cedidas