thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

MAUS PENSAMENTOS: DE ONDE VÊM, COMO NEUTRALIZÁ-LOS

Você já percebeu que os maus pensamentos surgem de forma inesperada? Mas, existe uma forma de neutralizá-los e colocar ordem na sua vida e coração

Talvez, você acabou de se levantar, está dirigindo ou colocando os pratos na cozinha e, de repente, vem um pensamento ruim. E você pensa: “tudo isso está dentro da minha mente?”

“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura” (Marcos 7:21-22).

Ou seja, do interior do coração saem os maus pensamentos. É claro que você pode sofrer a influência de algo externo (como algo que você assiste ou ouve). Mas as más influências só mexem conosco porque aquilo já tem um traço dentro de nós. Então, dentro de nós, sem querermos aquilo, vem o pensamento.

“Quer dizer que eu sou o meu inimigo?” Exatamente. O coração é um emocionado, é um descontrolado sujeito a tudo o que vemos, sentimos, ao que comemos, ao que ouvimos, às companhias. Você dorme com o inimigo. Ele está no seu peito. É o seu coração.

E qual é a orientação de Deus para que você não se entregue aos maus pensamentos? O coração, segundo a Palavra de Deus, precisa ser dominado pela sua mente. Então, aquele conselho popular “siga o seu coração” é um dos piores conselhos que uma pessoa pode receber. Imagine seguir um descontrolado. O seu coração tem que seguir a sua mente. Você tem que colocar o seu coração em total submissão a ela.

Aí você pode ser perguntar: “Como a minha mente pode ser mais forte que o meu coração?” Você tem que fortalecer o seu espírito o conectando ao Espírito de Deus.

Há uma hierarquia. Temos que buscar a mente de Cristo (e a sua mente deve se sujeitar a ela). Os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos. Se você sujeita a sua mente ao Espírito de Deus, então ela consegue controlar o coração. Assim, você não será mais vítima dos maus pensamentos. Você não pode evitar que os maus pensamentos venham, mas você conseguirá controlá-los. Você poderá dizer: “eu não quero esses pensamentos. Vão embora”. E você dará para a sua mente o que, realmente, quer pensar. Você precisa organizar a sua vida nesta hierarquia.

O coração não conhece limites. Ele é inconsequente. O que ele pensa, ele faz. É muito difícil conviver com uma pessoa que é dominada pelo coração.

Pense a respeito, domine o seu coração e assista à mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso