A oração já faz parte da sua rotina?
Na primeira semana de março, é comemorado o Dia Mundial da Oração. Você sabe qual a importância dela para a sua vida?
Por que é importante orar? Qual é o efeito da oração na vida de quem recorre à sua prática? O início da jornada de qualquer um na fé é marcado pelo aprendizado de um tema fundamental: a oração é o canal de comunicação entre o homem e Deus.
Orar é muito mais do que proferir palavras ou pensamentos vazios. A oração é um recurso disponível para aqueles que reconhecem que precisam de ajuda, pois não possuem todos os meios para superar seus desafios. É exatamente por admitirem sua limitação que eles se entregam à oração.
Ao se dispor a fazer uma oração sincera e honesta, a pessoa abre seu coração para Deus. Ao tomar essa atitude, ela percebe as próprias necessidades e o quanto é dependente dEle, se fortalece e encontra paz em seu interior. Além disso, ela percebe que não está abandonada.
Dentre bilhões de seres humanos que vivem neste planeta, Deus sempre ouve a oração dos que se aproximam dEle com sinceridade, já que, nesse caso, a oração é a mais pura expressão da alma, a ponte que faz a ligação entre o espírito humano e o espírito de Deus.
Um dia para comemorar
A magnitude da comunicação que Deus proporcionou ao ser humano moveu um grupo de mulheres cristãs no século 19 que viviam no Canadá e nos Estados Unidos. Elas se uniram para expandir obras missionárias para defender mulheres e crianças. O movimento foi ganhando muitas adeptas por onde passava e elas identificaram que o ato de orar não deveria ser algo superficial, como palavras ao vento. A partir daí teve início a comemoração do Dia Mundial de Oração, que ocorre desde de 1861 em mais de 170 países e é celebrado na primeira sexta-feira de março.
A oração é um recurso importante e move pessoas pelo mundo. Essa lição foi compartilhada pelo Senhor Jesus que, durante toda a sua jornada, sempre se retirava para orar, pois sabia da necessidade, enquanto homem, de manter a comunhão com Deus e se preparar para vencer suas lutas.
Como orar
Se o Senhor Jesus, que é o Próprio Deus, tinha necessidade de orar, imagine o ser humano. Mas o que cada um de nós pode aprender com a oração? O Bispo Renato Cardoso explica que a maioria das pessoas não sabe orar como deveria, não conhece o poder dela e, por isso, muitas vezes dá desculpas para não orar.
“Jesus tinha certeza que o Pai sabia o que ele precisava, mas, mesmo assim, Ele orava, porque esse era um ato de humildade de sua parte. Os orgulhosos também oram, mas o fazem para mostrar o quão orgulhosos são, oram de si para si. Mas a oração verdadeira é feita pelos humildes”, diz o Bispo.
O Bispo compara a oração com hábitos do dia a dia, como beber, comer, dormir e acordar, reforçando que ela também deve fazer parte da nossa rotina. “Começar a praticar mais a oração nos permite ter mais resultados em nossas vidas, mais caminhos abertos, portas abertas, vitórias para os problemas, tranquilidade em meio à tribulação e paz nas guerras. A oração vai lhe dar o acesso ao céu que você ainda não tem”, conclui.
Dessa forma, não coloque entraves para falar com Deus e receber ajuda dEle. Desenvolva a sua fé diretamente com o Autor da vida. Orar é algo simples e não exige nenhuma formalidade. Tenha uma simples conversa com Ele, como se você estivesse conversando com o seu melhor amigo, e fale o que está sentindo e pensando. Assim, alcançará a paz e a transformação interior de que tanto precisa. a oração no âmbito da ciência
Para entender a importância da oração na vida ds pessoas, foi realizado um estudo do Instituto de Pesquisas Clínicas da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, com um grupo de 150 pacientes com problemas cardíacos, divididos em quatro grupos. Cada um, na ocasião, recebeu um tipo de terapia diferente e em uma delas a oração foi um recurso.
Conforme Mitchell Krucoff, cardiologista da universidade e codiretor do projeto, aqueles que fizeram o tratamento médico usando a oração tiveram uma melhora de cerca de 50% no quadro de saúde. Em razão do resultado, a universidade ampliou os estudos sobre o efeito da oração na saúde das pessoas.
O estudo também identificou outros efeitos da oração na saúde, como por exemplo o fato de ter proporcionado resultados promissores em estudos preliminares com pacientes com HIV e casais inférteis.