Entrelinhas: a importância do ensino a distância
Tema foi abordado no programa que foi ao ar na noite de domingo, 3 de março. Saiba mais detalhes
No programa Entrelinhas do dia 3 de março, o Bispo Renato Cardoso e o Bispo Celso Junior (responsável pelo grupo Força Jovem Universal) falaram sobre a importância do conhecimento e do ensino a distância como alternativa para a educação. Especialmente, hoje, quando muitos são os motivos que levam os jovens a desistir do diploma. Entre eles estão o custo da faculdade e a dificuldade de conciliar com o trabalho, por exemplo.
Mas há também outros agravantes que, muitas vezes, conflitam com as necessidades de quem quer estudar. Um deles é a violência dentro das universidades. Por exemplo, casos de trotes agressivos, denúncias de preconceito e até mesmo estupros dentro dos muros da instituição. Outro agravante que acaba afastando muitos jovens é a polêmica doutrinação escolar com discussões ideológicas que ocorrem em muitas faculdades.
O que os Bispos disseram:
- “Nós temos trabalhado com os jovens em uma faixa etária de 15 a 25 anos, e temos visto vários problemas, várias situações. Conhecimento é sempre importante. A gente nunca para de aprender. Mas temos que medir até que ponto vale a pena certas maneiras de aprender que não venham comprometer aquilo que nos é mais importante que é a vida espiritual. Por isso estamos aqui, para falar da importância do conhecimento e dar uma alternativa do que fazer e como estudar de uma maneira bem segura”, disse o Bispo Celso.
- “O livro de Provérbios (2: 10-11) tem um versículo interessante que fala que o conhecimento tem que fazer bem à alma. E não é a experiência que muitos jovens que estão na faculdade têm a dizer a esse respeito. Infelizmente, isso não tem casado bem com a necessidade da alma, especialmente quando o tema é a fé cristã. Hoje, muitos cristãos, principalmente os jovens, se encontram em um conflito muito grande quando vão para um ambiente escolar, universitário. Porque as ideologias, os vieses que vêm acompanhados do ensino, muitas vezes, chocam com aquilo que eles acreditam e querem para as suas vidas”, pontuou o Bispo Renato.
Eles sofreram preconceito e perseguição:
Por isso, a modalidade educacional do Ensino a Distância (EAD) tem se tornado uma opção para muitos. Vale ressaltar aqui que pela Legislação do nosso País, o diploma do EAD tem o mesmo do que o da educação presencial.
- Para falar sobre o tema, os Bispos receberam a coordenadora do Univer Ensino, Neia Dutra, e o representante da Faculdade Anhanguera, Antônio Carvalho.
- Os estudantes Mariana, Carlos e Thaís também contaram suas histórias e deram seus depoimentos sobre como, na faculdade, chegaram a sofrer preconceito, perseguição e chacotas em relação à fé deles. Um deles optou por trocar o ensino presencial pelo EAD.
Abaixo, assista ao programa na íntegra e entenda mais sobre o tema:
Participe do evento “MESTRE, TROUXE-TE O MEU FILHO”:
O Bispo Renato Cardoso reforçou o convite para que todos, pais e filhos, participem do grande clamor que será realizado no domingo, dia 10 de março.
- “A Bíblia Sagrada fala muito do relacionamento entre pais e filhos. Dessa preocupação que os pais têm com seus filhos. E a educação não é pequena frente a este âmbito geral da criação e do relacionamento entre vocês”, comentou.
Portanto, não perca o grande clamor “MESTRE, TROUXE-TE O MEU FILHO”, no Templo de Salomão, às 7h, 9h30 e 18h, e em toda a Universal.
Clique aqui e confira o endereço de uma Universal mais perto de sua casa.