O CAMINHÃO DE LIXO PASSA À SUA PORTA. O QUE VOCÊ FAZ?
Existem muitas vozes, ideias, verdades e lixo neste mundo. Cuidado para não deixar que tudo isso acumule na sua mente
O som de muitas vozes comunica confusão (perturbação, até mesmo). Quem não esteve em um ambiente assim e disse: “vamos para a outra sala para eu lhe ouvir direito?” Isso está acontecendo, hoje, de maneira generalizada (não literalmente, mas no sentido de “informação”). Antigamente, o número de vozes era muito limitado (não era pouco, mas, comparado com hoje, era quase nada). Hoje, quantas vozes falam no mundo?
Veja o que a Palavra de Deus diz: “Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação” (1 Coríntios 14:10).
Ou seja, toda fala emite um significado. E se você está exposto às muitas vozes na sua cabeça, qual você imagina que é o seu estado mental, emocional, espiritual? Quanto mais vozes você ouve, mais confuso você fica. Por isso, é importante você obter aquele velho conselho do Senhor Jesus de “não misturar os vinhos”, porque a pessoa passa muito mal. Igualmente, as pessoas que não têm um pensamento claro estão ouvindo tudo e todos e emprestando a opinião de alguém. Ela se torna um “papagaio” de alguém.
Há muitas vozes no mundo e nenhuma é sem significação. Mas, ao longo das Escrituras, Deus sempre alerta que o povo deve ouvir a voz dEle.
Uma das passagens mais conhecidas é: “E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os Seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus” (Deuteronômio 28:1,2).
Então, Deus sabe o poder que uma palavra tem na vida de uma pessoa. Assim, Ele alerta para que sintonizemos a voz dEle.
Às vezes, sem querer, a notícia chega até você. Você tropeça na informação. Mas é possível (e até necessário) você ser seletivo para o que deixa entrar na sua mente. Muitas vezes, a voz chega até você e é preciso dizer: “eu não quero isso”.
Há coisas que você vê e nunca mais vai se esquecer. Depois que você viu, aquilo não sai da memória. Por isso que a Bíblia diz que devemos colocar diante dos nossos olhos apenas o que é digno, o que faz bem.
Eu não concordo que devemos trazer tudo para a nossa mente para chegarmos a uma opinião. Porque é como se você trouxesse para dentro da sua casa tudo o que você encontra na rua e ali separasse uma coisa da outra. Você já seleciona o que quer antes de trazer para casa. Você não traz o lixo da rua para dentro de casa.
A mente é um lugar que deve ser protegido e nem todas as vozes merecem um espaço nela. Você tem que colocar um filtro na porta dos seus ouvidos. A gente tem que dizer para a voz diabólica: “vaza daqui. Eu não quero ouvir. Eu não quero conversar”.
Então, cuidado com as muitas vozes que você tem ouvido, porque, às vezes, você está em um estado de confusão, letargia, de “paralisia por análise”, porque você só traz vozes de dúvidas, vozes ruins, em vez de dar ouvidos para Deus.
O que você vai fazer a respeito? Assista à mensagem completa no vídeo acima.